DOUTRINA DE LIMPEZA DE VIAS CONTRA DISPOSITIVOS EXPLOSIVOS IMPROVISADOS: UMA SUGESTÃO PARA AS FRAÇÕES DE EXPLOSIVE ORDNANCE DISPOSAL DAS TROPAS BLINDADAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Força - Tarefa Blindada é apta a atuar em operações ofensivas, cujas ações requeiram mobilidade, poder de fogo e ação de choque. Visando à manutenção de tal característica o apoio de Engenharia provê o movimento continuado da Força- Tarefa em detrimento aos obstáculos naturais e artificiais lançados pelo inimigo. Nesse contexto, as tropas blindadas da atualidade enfrentam o desafio do dispositivo explosivo improvisado como principal óbice aos desempenhos das tarefas integrantes das Funções de Combate Proteção e Movimento e Manobra, o que é demonstrado em dados estatísticos inseridos no presente trabalho. O amplo espectro dos conflitos revela o uso desse meio desde as situações de Guerra, com emprego da violência extrema, até as situações de NãoGuerra, em ambiente de relativa normalidade. Repousa, portanto, dentre outras, nas frações de Explosive Ordnance Disposal, através de doutrina específica, combater essa ameaça. No Brasil, é evidente a utilização de meios explosivos por facções criminosas, em ações diversas, o que cresce a preocupação do emprego desses materiais com o viés de artefato improvisado. Observa-se através da pesquisa ora realizada que há uma lacuna na Engenharia Blindada quanto ao preparo de pessoal e dotação de material para cumprir as missões relativas à Doutrina Contra Dispositivo Explosivo Improvisado. Por meio de estudo da organização, preparo e emprego dessas frações por parte de países que as empregam ou as utilizaram em missões reais e experiências de militares brasileiros e estrangeiros, procurou-se, ao final da presente pesquisa, apresentar uma sugestão doutrinária para implementação nas Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro. Tal sugestão vislumbra a futura situação do país como protagonista no cenário mundial, apoiandose no processo de desenvolvimento da Doutrina Militar Terrestre e nas inovações tecnológicas relacionadas com o tema.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.