O ENSINO DE LIDERANÇA MILITAR NO APERFEIÇOAMENTO DOS CAPITÃES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Contenido principal del artículo

Cristiano Teixeira da Rosa

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de liderança militar na Escola de Aperfeiçoamento de
Oficiais (EsAO), tendo como parâmetro o desenvolvimento dos atributos da área afetiva (AAA) que caracterizam o
perfil de líder que a EsAO deseja desenvolver nos capitães durante seu aperfeiçoamento profissional. Tem por objetivo,
verificar se o ensino de liderança militar da EsAO influencia a capacidade de liderança militar dos capitães (Cap). A fim
de verificar a capacidade de liderança militar dos Cap aperfeiçoados, faz-se necessário observar o desempenho dos
AAA que compõem o perfil profissiográfico do capitão concludente da EsAO, ou seja, o desempenho dos atributos
Dedicação, Responsabilidade, Iniciativa, Disciplina, Decisão e Camaradagem. Sendo assim, os Cap que realizaram
o curso da EsAO no ano de 2010 foram submetidos a um questionário de verificação de dados (QVD), a fim de
verificar os AAA mais evidenciados nas instruções de Ldr Mil II, e a um questionário de desempenho afetivo (QDA),
a fim de verificar, por meio da auto-percepção dos Cap aperfeiçoados, em que medida os AAA foram desenvolvidos
pela SS Ldr Mil. Concluiu-se, principalmente, que, segundo a auto-percepção dos Cap aperfeiçoados, determinado AAA
foi desenvolvido além dos demais e que o ensino de Ldr Mil na EsAO pode abranger outra técnica, além da palestra.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rosa, C. T. da. (2019). O ENSINO DE LIDERANÇA MILITAR NO APERFEIÇOAMENTO DOS CAPITÃES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Giro Do Horizonte, 4(1). Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/GH/article/view/2298
Sección
Edição Completa