O projeto Sistema Combatente Brasileiro (COBRA) os reflexos dos novos materiais na instrução individual do cabo e soldado do grupo de combate de cavalaria mecanizada
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pesquisa apresenta o impacto na instrução militar de um Regimento de Cavalaria Mecanizado, particularmente do cabo e soldado do Grupo de Combate, com a chegada dos materiais do Projeto Sistema Combatente Brasileiro (COBRA), mais especificamente o fuzil de assalto 5,56mm, a mira holográfica, a luneta para atirador designado, a mira laser de combate e o equipamento de visão noturna. A finalidade foi a de propor atualizações nos Programas-Padrão utilizados para planejar a qualificação do cabo e soldado fuzileiro do Grupo de Combate, a fim de que estes estejam plenamente capacitados a utilizar os materiais recebidos pelo COBRA. A pesquisa foi desenvolvida entre junho de 2020 e agosto de 2021 com revisão bibliográfica, experimentos na instrução e em exercício no terreno, questionários e entrevistas. A revisão bibliográfica, em linhas gerais, traz um estudo dos manuais dos exércitos brasileiro e americano; os experimentos foram realizados no 11º RC Mec, unidade piloto do projeto, utilizando-se os materiais já recebidos pela Unidade; o experimento 1 testou duas matérias propostas advindas da revisão bibliográfica e da experiência do autor no assunto; o experimento 2 observou o que o GC executa em missões, empregando o material, integrando uma força de cobertura de uma marcha para o combate em operações ofensivas. Os questionários aplicados a militares experientes e entrevistas com especialistas serviram para enriquecer os dados previamente levantados. Por fim, foram respondidas as questões de estudo, chegando-se a um quadro de objetivos de instrução, organizados em duas matérias, que poderá ser incluído na qualificação do Cb/Sd da Cavalaria, proporcionando, dessa maneira, um planejamento adequado na capacitação para emprego dos materiais em estudo. A contribuição desta pesquisa foi a de oferecer, para a Força Terrestre, militares capacitados, com ênfase no cabo e soldado da Cavalaria, a utilizar materiais individuais com alta tecnologia agregada.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.