A PREPARAÇÃO DO ASPIRANTE-A-OFICIAL ORIUNDO DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS PARA A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DE TIRO NO CORPO DE TROPA: PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO AO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo fazer um estudo sobre a atual metodologia aplicada na preparação do Aspirante-a-oficial formado na Academia Militar das Agulhas Negras para exercer a função de oficial de tiro no Corpo de Tropa frente ao cenário contemporâneo. Para atingir este intento foi realizada uma pesquisa bibliográfica que permitiu a obtenção de importantes informações a respeito dos antecedentes históricos da instrução de tiro no Brasil, da atual metodologia adotada no Exército Brasileiro para a preparação do Oficial de Tiro do Corpo de Tropa, bem como o desenvolvimento desta preparação nas demais Forças Armadas. Ainda na revisão da literatura foi apresentada a nova metodologia de ensino implementada do âmbito do Departamento de Educação e Cultura do Exército baseada no Ensino por Competências e suas consequências para a instrução de tiro. Por fim, a pesquisa foi complementada por questionamentos feitos a Oficiais de Nações Amigas quanto à metodologia aplicada à instrução de tiro em seus respectivos países de origem, além de questionamentos aos oficiais subalternos que exercem ou exerceram a função de oficial de tiro no Corpo de Tropa quanto a preparação recebida na AMAN. Os resultados da pesquisa indicaram as oportunidades de melhoria observadas na atual metodologia da instrução de tiro da AMAN frente ao cenário contemporâneo.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.