A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES DE DESEMPENHO NO RENDIMENTO DOS CADETES DO CURSO BÁSICO DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo avalia o padrão de desempenho, ferramenta pedagógica do atual sistema de ensino do Exército Brasileiro, é eficaz para controlar, avaliar e melhorar o rendimento dos cadetes do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A pesquisa visou preencher uma lacuna na sistemática de ensino da Força Terrestre, uma vez que pouco se sabe sobre o atual sistema de ensino em implantação nas escolas de formação do Exército Brasileiro: o ensino por competências. Este sistema aperfeiçoa o processo de ensino e aprendizagem procurando atender as demandas da formação do Oficial da Linha Militar Bélica em face da projeção do Brasil no cenário mundial. Neste contexto, novos e complexos problemas se apresentarão ao oficial os quais exigirão, cada vez mais, de uma maior capacitação intelectual e profissional para solucionar situações - problema. Neste ínterim, o ensino por competências vem com a proposta de ensinar, com aplicabilidade prática num contexto real, os conteúdos de ensino, sejam eles factuais, procedimentais, conceituais e atitudinais, de forma descentralizada, porém mobilizados de forma conjunta para a solução das situações - problema. Assim o padrão de desempenho entra como uma ferramenta importante para avaliar em que nível de aprendizagem se encontra o cadete para determinado conteúdo de ensino, onde os indicadores de desempenho dos cadetes podem melhorar o processo de ensino aprendizagem, maximizando o rendimento escolar do cadete. Para tanto, uma relação mútua de feedback instrutor e instruendo se torna fundamental. Esta relação permitirá aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem tornando-o dinâmico e em constante aperfeiçoamento. O tema foi desenvolvido partindo de uma pesquisa bibliográfica sobre a evolução do ensino na AMAN e sobre o sistema de ensino por competências. Posteriormente, foi realizado um procedimento experimental, a fim de mensurar, pelos padrões de desempenho, o nível de aprendizagem do cadete para o conteúdo de ensino da Metralhadora Leve de Emprego Coletivo. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas com os instrutores e cadetes do Curso Básico da AMAN. E por fim uma conclusão que foi baseada na análise dos dados obtidos na pesquisa. Como contribuição, é apresentada uma sugestão de construção de uma Ficha de Padrão de Desempenho e uma Ficha de Autoavaliação do cadete.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.