Editorial

  • Otavio Augusto Brioschi Soares

Resumo

Prezados leitores,

O exemplar que vocês têm em mãos é o resultado de um ano de pesquisas em um projeto sobre Saúde Operacional do nosso grupo, o Grupo de Pesquisa em Saúde Militar. Nesse projeto, que ainda está em andamento, tivemos o objetivo de investigar como se organizam algumas instituições responsáveis pela saúde operacional brasileira e encontramos muitos desafios!

Os primeiros foram os conceituais, já que saúde operacional é definida diversamente nas várias instituições e assim, resolvemos adotar a definição mais simples, de todo o apoio de saúde desenvolvido nas operações militares. Neste contexto, a saúde operacional pode ser dividida em proteção à saúde da força e medicina tática. Uma definição um pouco diferente da corriqueiramente utilizada, que define saúde operacional somente como sinônimo de medicina tática.

Utilizando esta definição mais abrangente, colocamos o apoio prestado por farmacêuticos e médicos veterinários, além de outros profissionais da saúde pública, dentro da saúde operacional, justamente a finalidade precípua do Serviço de Saúde do Exército.

Os artigos desta edição são tão variados quanto de alta qualidade, já que enfocam diversos aspectos da saúde operacional, em suas diversas especialidades e abordagens, como a doutrina e o ensino em saúde, ambos importantíssimos para o bom funcionamento da capacidade saúde nas operações. Adicionalmente, vale ressaltar ainda artigos sobre a atuação das equipes de saúde em ambiente operacional distinto, como o de montanha, e o artigo sobre o papel fundamental dos militares combatentes no atendimento pré-hospitalar, que mostra que a melhoria da capacidade de saúde passa pela capacitação de todos os profissionais envolvidos.

A equipe responsável pela revista se orgulha de trazer este número suplementar com um tema tão importante como a saúde operacional!

 Saúde! Brasil!

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28
Como Citar
Brioschi Soares, O. A. (2021). Editorial. EsSEX: Revista Científica, 3(5), 2-6. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RCEsSEx/article/view/6929