Gestão do conhecimento científico da EsFCEx por meio de indicadores quantitativos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Atualmente a gestão do conhecimento tem se mostrado muito
importante para o desenvolvimento estratégico nas organizações. Esta nova
visão estratégica tem sido determinante para obtenção de vantagens competitivas
no mercado atual. Empresas estão reconhecendo a aprendizagem como o
melhor meio de crescimento e evolução. Enquadradas neste processo, as
instituições de ensino têm um papel fundamental de aquisição e geração do
conhecimento. Como parte integrante de todo esse processo, a Escola de
Formação Complementar do Exército (EsFCEx) desenvolve trabalho importante
no que diz respeito à Gestão do conhecimento científico produzido por seus
alunos. A EsFCEx possui um sistema gerenciador da produção científica, onde
é armazenado e disponibilizado para a consulta do público em geral, todo
conteúdo científico produzido por seus alunos desde 2003. Uma das metas da
EsFCEx é conseguir todos os requisitos necessários para que sua revista
científica seja admitida na coleção eletrônica da SciELO (Scientific Eletronic
Library On Line). O objetivo deste trabalho é colaborar nesse processo,
analisando alguns requisitos e indicadores exigidos para publicação na SciELO
e na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
e compará-los com os já existentes na Revista Científica da EsFCEx. Como
forma de apresentar esses indicadores, foi implementado um módulo gráficoestatístico da produção cientifica da escola utilizando o Google Chart Tools. A
criação do módulo gráfico estatístico foi uma forma de divulgar resultados,
melhorar a gestão do conhecimento e de informar ao público interessado acerca
do assunto. A integração deste módulo adicionou novas funcionalidades ao
sistema existente e inseriu uma visão gráfica sobre os principais indicadores
quantitativos da produção cientifica. Na comparação dos requisitos de publicação
na SciELO com os existentes na EsFCEx foram definidos indicadores que
poderão ser criados para melhorar a visualização e padronização do sistema
da escola.