A Avaliação Atitudinal no Ensino Superior e o Desenvolvimento da Inteligência Emocional

uma análise semântica

Palavras-chave: inteligência emocional, conteúdo atitudinal, educação, psicologia organizacional, avaliação atitudinal

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever a relação do desenvolvimento e da avaliação dos conteúdos atitudinais no Ensino Superior Militar com as teorias da inteligência emocional por meio de uma análise semântica. Para isso, foram exploradas as bases epistemológicas do ensino por competências, o arcabouço teórico atinente à inteligência emocional e os documentos oficiais que regulam o Ensino Superior Militar a partir da adoção do Ensino por Competências na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Os limites para a pesquisa estão relacionados às legislações que regulam o Ensino Superior Militar, com o recorte temporal constituído pelo período de 2010 a 2022. Adota-se a pergunta de pesquisa: como a avaliação atitudinal relaciona-se com o desenvolvimento de inteligência emocional nos discentes formados na AMAN? A metodologia empregada adota uma abordagem descritiva, qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica com base na análise de conteúdo que combina documentos oficiais e literatura analítica. Constatamos que os dados sugerem que a avaliação atitudinal no Ensino Superior Militar possibilita o desenvolvimento e a avaliação da inteligência emocional por parte dos discentes. Indicamos caminhos para desdobramentos futuros, apresentando a viabilidade do estímulo ao desenvolvimento da inteligência emocional no ensino superior por meio de macroalterações e sugerindo pesquisas para mensuração da nossa hipótese.

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Biografia do Autor

Sr Edson Ramon Lima Pereira dos Santos, Exército Brasileiro
Resumo da Biografia: Edson Ramon Lima Pereira dos Santos, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB 2022), Especialista em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC 2022), Especialista em Ciências Militares (ESAO 2020) e Bacharel em ciências militares (AMAN/2007). Pesquisa desenvolvimento socioemocional, inteligência artificial na educação e implementação e difusão de políticas públicas, com ênfase em educação.  Atualmente, é Chefe da Seção Psicopedagógica do CMVM.

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Publicado
2023-06-29
Como Citar
SANTOS, E. R. L. P. dos. (2023). A Avaliação Atitudinal no Ensino Superior e o Desenvolvimento da Inteligência Emocional: uma análise semântica. Revista Agulhas Negras, 7(9), 58-73. https://doi.org/10.70545/ran.v7i9.11335
Seção
Artigos Científicos