Contribuições da Gramática da Língua Portuguesa ao Ensino da Língua Espanhola

uma proposta para a tomada de consciência dos aspectos formais da língua estrangeira

Palavras-chave: Ensino de gramática, Ensino de língua espanhola, Tomada de consciência, Formação de conceito

Resumo

O presente trabalho versa acerca da utilidade do conhecimento gramatical da língua materna para o ensino da língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo é oferecer uma proposta de ensino que considere os conhecimentos gramaticais da língua portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola. Teoricamente, a pesquisa se baseia em estudos de Vigotsky (2001) sobre a construção do pensamento e da linguagem. Destacamos a valorização do papel da escola para o conhecimento dos aspectos formais da língua, para a tomada de consciência, bem como para o processo de formação de conceitos. No que se refere à metodologia, a pesquisa tem como referência a pedagogia da era pós-método, conceito aprofundado por Kumaravadivelu (2001). Na apresentação de nossa proposta, abordamos aspectos da norma e do uso relativos aos verbos ter/haver e tener/haber em suas expressões de posse, existência e função auxiliar nos idiomas português e espanhol. Utilizamos o gênero discursivo ‘poema’ para oferecer uma proposta de ensino que valoriza os conhecimentos gramaticais em Língua Portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola. 

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Publicado
2023-12-11
Como Citar
Salgado Pereira Pinto, T., & Ramos da Silva, E. (2023). Contribuições da Gramática da Língua Portuguesa ao Ensino da Língua Espanhola: uma proposta para a tomada de consciência dos aspectos formais da língua estrangeira. Revista Agulhas Negras, 7(10), 113-132. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11890
Seção
Artigos Científicos