Contribuições da Gramática da Língua Portuguesa ao Ensino da Língua Espanhola
uma proposta para a tomada de consciência dos aspectos formais da língua estrangeira
Resumo
O presente trabalho versa acerca da utilidade do conhecimento gramatical da língua materna para o ensino da língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo é oferecer uma proposta de ensino que considere os conhecimentos gramaticais da língua portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola. Teoricamente, a pesquisa se baseia em estudos de Vigotsky (2001) sobre a construção do pensamento e da linguagem. Destacamos a valorização do papel da escola para o conhecimento dos aspectos formais da língua, para a tomada de consciência, bem como para o processo de formação de conceitos. No que se refere à metodologia, a pesquisa tem como referência a pedagogia da era pós-método, conceito aprofundado por Kumaravadivelu (2001). Na apresentação de nossa proposta, abordamos aspectos da norma e do uso relativos aos verbos ter/haver e tener/haber em suas expressões de posse, existência e função auxiliar nos idiomas português e espanhol. Utilizamos o gênero discursivo ‘poema’ para oferecer uma proposta de ensino que valoriza os conhecimentos gramaticais em Língua Portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola.
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