O uso dos recursos digitais de comunicação para trabalhos didáticos em grupo
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o Proyecto Clase de Inteligencia, conduzido pelos professores de Língua Espanhola junto aos cadetes do 1º Ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tal projeto tem por fi nalidade que os cadetes desenvolvam de forma integrada suas habilidades linguísticas, reforçando os temas, assuntos e estruturas gramaticais já estudados ao longo da respectiva disciplina de Espanhol, por intermédio de recursos digitais de comunicação para trabalhos didáticos em grupo. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de campo que enfocou a comunidade de trabalho formada pela Cadeira de Espanhol da AMAN. São expostas duas bases teóricas para o Proyecto, o modelo de aprendizagem integrada estipulado por Roegiers e De Ketele (2004) e a metodologia dialética em sala de aula (Vasconcellos, 1992). Esta pesquisa apresenta como resultados o planejamento e a execução da clase de inteligencia, na qual os conhecimentos e habilidades em Espanhol dos cadetes são mobilizados, construídos e sintetizados.
Downloads
Referências
DUNNINGAN, J. How to Make War: a comprehensive guide to modern warfare in the 21st century. Editora Quill. 4ed. 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ROEGIERS, X.; De KETELE, J. M. Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino.