O uso dos recursos digitais de comunicação para trabalhos didáticos em grupo

Palavras-chave: Língua espanhola, Recursos digitais de comunicação, Aprendizagem integrada, Metodologia dialética em sala de aula

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Proyecto Clase de Inteligencia, conduzido pelos professores de Língua Espanhola junto aos cadetes do 1º Ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tal projeto tem por fi nalidade que os cadetes desenvolvam de forma integrada suas habilidades linguísticas, reforçando os temas, assuntos e estruturas gramaticais já estudados ao longo da respectiva disciplina de Espanhol, por intermédio de recursos digitais de comunicação para trabalhos didáticos em grupo. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de campo que enfocou a comunidade de trabalho formada pela Cadeira de Espanhol da AMAN. São expostas duas bases teóricas para o Proyecto, o modelo de aprendizagem integrada estipulado por Roegiers e De Ketele (2004) e a metodologia dialética em sala de aula (Vasconcellos, 1992). Esta pesquisa apresenta como resultados o planejamento e a execução da clase de inteligencia, na qual os conhecimentos e habilidades em Espanhol dos cadetes são mobilizados, construídos e sintetizados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. André Frangulis Costa Duarte, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Mestre em educação (2018) e em operações militares (2001). Especialista em coordenação pedagógica (2007), bases geo-históricas para formulação estratégica (2007), recursos humanos (2006) e educação a distância (2003). Graduado em letras - inglês (2021), pedagogia (2017), filosofia (2012) e ciências militares (1993). Diploma C2 de Espanhol como Língua Estrangeira (2018). Trabalha na área educacional da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende - RJ (2009 - ).

Sr. Anderson Magno de Almeida, Exército Brasileiro

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU - 2018). Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2010). Especialista em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2011). Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO-2006). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN - 1997) com equivalência à Administração Pública - Resolução Normativa nº 548, de 31 de outubro de 2018 do Conselho Federal de Administração, publicado no Diário Oficial da União nº 212 de 5 de novembro de 2018. Professor de Iniciação à Pesquisa Científica na AMAN no período de 2012 à 2016 e 2019. Coordenador da pesquisa docente e de publicações acadêmicas, na mesma Instituição. Diretor adjunto dos periódicos científicos: Anuário da AMAN e Revista Agulhas Negras

Referências

DUNNINGAN, J. How to Make War: a comprehensive guide to modern warfare in the 21st century. Editora Quill. 4ed. 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ROEGIERS, X.; De KETELE, J. M. Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino.

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Duarte, A. F. C., & Almeida, A. M. de. (2018). O uso dos recursos digitais de comunicação para trabalhos didáticos em grupo. Revista Agulhas Negras, 2(2), 40-44. https://doi.org/10.70545/ran.v2i2.1871
Seção
Artigos Científicos