COMO APRIMORAR A MEMORIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA? OS EFEITOS DE UM SOFTWARE DE APRENDIZAGEM POR REVISÃO ESPAÇADA

Palavras-chave: AMAN, Língua Inglesa, Software de aprendizagem por revisão espaçada

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os efeitos de um Software de Aprendizagem por Revisão
Espaçada (SARE) no processo de aprendizagem, por intermédio da memorização de conteúdos
factuais relacionados às aulas de Língua Inglesa ministradas na Academia Militar das Agulhas
Negras (AMAN). O público-alvo desta pesquisa foi composto por cadetes do 1º Ano da AMAN.
Explicou-se, de forma introdutória, o funcionamento de um SARE específico e o método de
memorização no qual ele se baseia. Em seguida, foram analisados os dados coletados, oriundos
de um questionário eletrônico aplicado em quatro turmas de cadetes, as quais utilizaram o SARE
durante uma semana. Este questionário foi composto por perguntas abertas e fechadas,
buscando-se seguir uma abordagem qualitativa no exame dos dados colhidos. As principais
conclusões desta pesquisa são: a utilização do SARE aprimorou o processo de memorização de
conteúdos factuais em Inglês, bem como aumentou a percepção dos cadetes sobre a
aplicabilidade desta tecnologia em outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cel André Frangulis Costa Duarte, Universidade de Taubaté (UNITAU); Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Mestre em educação profissional (2018) e em operações militares (2001). Especialista em coordenação pedagógica (2007), bases geo-históricas para a formulação estratégica (2007), recursos humanos (2006) e educação a distância (2003). Licenciado em pedagogia (2017); bacharel em filosofia (2012) e em ciências militares (1993). Diploma C2 de Espanhol como Língua Estrangeira (2018). Trabalha na área educacional da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, RJ (2009 - ).

Referências

BOWER, J. V.; RUTSON-GRIFFITHS, A. The relationship between the use of spaced
repetition software with a TOEIC word list and TOEIC score gains. Computer Assisted
Language Learning, v. 29, n. 7, p. 1238-1248, 2016.
Brasil. PORTARIA Nº 152-EME, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2010. Aprova a Diretriz
para a Implantação da Nova Sistemática de Formação do Oficial de Carreira do Exército
Brasileiro da Linha de Ensino Militar Bélico. 2010.
BROADBENT, D. E. Perception and communication. Elmsford, NY, US. 1958.
CRYSTAL, D. Two thousand million?. English today, v. 24, n. 1, p. 3-6, 2008.
DUARTE, A. F. C.; FARIA, C.; LANZELLOTTE, R. M. O ensino de idiomas estrangeiros
na Academia Militar das Agulhas Negras. Anuário da Academia Militar das Agulhas
Negras, v. 1, p. 4-135, 2019.
HEBB, D. The organization of behavior: a neuropsychological theory. J. Wiley;
Chapman & Hall, 1949.
PATRIOTA, M. O impacto da tecnologia móvel no relacionamento interpessoal da
Geração Z. 2015.
RIBEIRO, R. Q. B.; COSTA, V. G. de S. A relação entre a motivação do cadete para
estudar e seu desempenho acadêmico. Revista Agulhas Negras, Resende, Ano 3, n.3,
jan./ p. 5-14. dez. 2019.
SILVA, D. Flashcards digitais-técnica de repetição espaçada aplicada ao apoio na
memorização do conteúdo estudado. Revista Gestão Universitária, p. 1-10, 2015.
SILVA, F. F.; RIBEIRO, R. Q. B; VALENTE, T. A. Os impactos da 4ª Revolução Industrial
e da Educação 4.0 no Ensino Superior Militar. Anuário da Academia Militar das
Agulhas Negras, v. 1, p. 92-102, 2019.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Penso
Editora, 2015.
Publicado
2021-01-29
Como Citar
MARTINS, E. D., & DUARTE, A. F. C. (2021). COMO APRIMORAR A MEMORIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA? OS EFEITOS DE UM SOFTWARE DE APRENDIZAGEM POR REVISÃO ESPAÇADA. Revista Agulhas Negras, 4(4), 136-153. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7817
Seção
Artigos Científicos