A Influência do Tipo Psicológico no Desempenho Acadêmico no Ensino Superior Militar

Palavras-chave: Academia Militar das Agulhas Negras, Exército Brasileiro, Psicologia Junguiana, Tipos Psicológicos, Ensino Superior Militar

Resumo

O artigo tem como objetivo divulgar a pesquisa que foi realizada com o intento de investigar a influência do tipo psicológico no desempenho acadêmico dos discentes em um estabelecimento de ensino superior militar. Os seguintes procedimentos metodológicos foram utilizados: inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos psicológicos conforme formulado por C. G. Jung e Myer-Briggs, em seguida, uma pesquisa documental sobre o funcionamento do ensino superior na AMAN. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário, para levantamento do tipo psicológico e dados acadêmicos, após a aplicação de um inventário MBTI. O resultado sugeriu que o tipo psicológico influencia o desenvolvimento acadêmico e, ao mesmo tempo, auxilia a adaptação do discente ao ambiente de ensino e potencializa a aprendizagem. Como melhor desempenho acadêmico apareceu o tipo ESTJ, e no quadro geral o tipo com atitude extrovertida e a função sensação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Me. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Psicologia e Mestre em Psicologia (2019), ambos na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo - 2014) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares (2002) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui, também, especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana, especialização lato sensu em Psicologia Positiva e Coaching, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato senso em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias, e especialização (em andamento) em Filosofia - Ontologia e Epistemologia. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), líder do Grupo de Pesquisa na AMAN - Estudos Interdisciplinares em Liderança, e parecerista da Revista Agulhas Negras e do Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS). Tem experiência no ensino de Psicologia (nas disciplinas: Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Integrante do GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, da comunidade de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial. Doctoral student in Psychology and Master in Psychology (2019), both in the Jungian Psychology perspective, from the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Bachelor's degree in Psychology (Psychologist formation - 2014) from Universidade Veiga de Almeida (UVA) and Bachelor's degree in Military Sciences (2002) from Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). He also holds a lato sensu specialization in Jungian Analytical Psychology, lato sensu specialization in Positive Psychology and Coaching, lato sensu specialization in Psychopedagogy with institutional emphasis, lato sensu specialization in Military Sciences with emphasis in Operational Management, and lato sensu specialization in Geo-Historical basis for Strategies formulation, and specialization (in progress) in Philosophy - Ontology and Epistemology. He is currently a member of the Brazilian Army, acting as Professor of Psychology in the Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), leader of the Research Group in AMAN - Interdisciplinary Studies in Leadership, and reviewer of the Revista Agulhas Negras and Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras. Member of the Peace, Conflict and Critical Security Studies Research Network (PCECS). Has experience in teaching Psychology (in the subjects: Introduction to Psychology; General Psychology; Educational Psychology; Differential Psychology; Social Psychology; Jungian Psychology; Organizational and Work Psychology; and Leadership). Member of GT AION - Interdisciplinarities of Analytical Psychology Research in Brazil, of the research community of the National Association for Research and Post-Graduation in Psychology (ANPEPP). She has experience in the Psychology area, with emphasis in Jungian Psychology and Psychotherapy (C. G. Jung); and Phenomenological Existential Psychology and Psychotherapy.

Referências

BRASIL. Exército Brasileiro. Portaria No 1.357, de 6 de novembro de 2014. Aprova o Regulamento da Academia Militar das Agulhas Negras (EB10-R-05.004). Brasília, DF: Gabinete do Comandante do Exército, 2014. Disponível em: http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/boletim_do_exercito/copiar.php?codarquivo=228&act=sep. Acesso em: 2 fev. 2021.

BRASIL. Exército Brasileiro. Aditamento no 003 ao Boletim do DECEX no 32, 05 de maio de 2016. Rio de Janeiro, RJ, 2016a.

BRASIL. Exército Brasileiro. Portaria no 202-DECEx, de 23 de novembro de 2016. Aprova as Normas para Avaliação da Aprendizagem (NAA – EB60-N-06.004). Brasília, DF: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), 2016b. Disponível em: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/legislacao/NAA_3Ed.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.

HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da Personalidade. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

JACOBI, Jolande. A psicologia de C. G. Jung: uma introdução às obras completas. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315009087

JUNG, Carl Gustav. A vida simbólica: estudos diversos / C. G. Jung Vol. 1 (OC 18/1). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicoloógicos (OC 6). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PENNA, Eloisa Marques Damasco. Epistemologia e método na obra de C. G. Jung. 1. ed. São Paulo, SP: EDUC: FAPESP, 2013.

PENNA, Eloisa Marques Damasco. Processamento simbólico-arquetípico: pesquisa em psicologia analítica. 1. ed. São Paulo, SP: EDUC: FAPESP, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RAMOS, Luís Marcelo Alves. Os tipos psicológicos na psicologia analítica de Carl Gustav Jung e o Invetário de personalida “Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)”: contribuições para a psicologia educacional, organizacional e clínica. Educação Temática Digital, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 137–180, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/779. Acesso em: 02 fev 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.779

RIBEIRO, Ricardo de Queirós Batista. Metodologias ativas de aprendizagem: influências na motivação do aluno para o estudo. Technology and Society (BRAJETS) Br. J. Ed., Tech. Soc., v, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 164–177, 2020. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2. Acesso em: 02 fev 2021. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.164-177

SILVA, Lucas Lima Da. A influência do Tipo Psicológico no desempenho acadêmico dos cadetes da AMAN. 2019. Academia Militar das Agulhas Negras, [S. l.], 2019. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/6053/1/6438.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.

SILVEIRA, Nise Da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.

Publicado
2021-08-25
Como Citar
SILVA, L. L. da, Ribeiro, R. de Q. B., & Cavotti, M. M. (2021). A Influência do Tipo Psicológico no Desempenho Acadêmico no Ensino Superior Militar. Revista Agulhas Negras, 5(5), 49-66. https://doi.org/10.70545/ran.v5i5.7725
Seção
Artigos Científicos