A Influência do Tipo Psicológico no Desempenho Acadêmico no Ensino Superior Militar
Resumo
O artigo tem como objetivo divulgar a pesquisa que foi realizada com o intento de investigar a influência do tipo psicológico no desempenho acadêmico dos discentes em um estabelecimento de ensino superior militar. Os seguintes procedimentos metodológicos foram utilizados: inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos psicológicos conforme formulado por C. G. Jung e Myer-Briggs, em seguida, uma pesquisa documental sobre o funcionamento do ensino superior na AMAN. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário, para levantamento do tipo psicológico e dados acadêmicos, após a aplicação de um inventário MBTI. O resultado sugeriu que o tipo psicológico influencia o desenvolvimento acadêmico e, ao mesmo tempo, auxilia a adaptação do discente ao ambiente de ensino e potencializa a aprendizagem. Como melhor desempenho acadêmico apareceu o tipo ESTJ, e no quadro geral o tipo com atitude extrovertida e a função sensação.
Downloads
Referências
BRASIL. Exército Brasileiro. Portaria No 1.357, de 6 de novembro de 2014. Aprova o Regulamento da Academia Militar das Agulhas Negras (EB10-R-05.004). Brasília, DF: Gabinete do Comandante do Exército, 2014. Disponível em: http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/boletim_do_exercito/copiar.php?codarquivo=228&act=sep. Acesso em: 2 fev. 2021.
BRASIL. Exército Brasileiro. Aditamento no 003 ao Boletim do DECEX no 32, 05 de maio de 2016. Rio de Janeiro, RJ, 2016a.
BRASIL. Exército Brasileiro. Portaria no 202-DECEx, de 23 de novembro de 2016. Aprova as Normas para Avaliação da Aprendizagem (NAA – EB60-N-06.004). Brasília, DF: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), 2016b. Disponível em: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/legislacao/NAA_3Ed.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.
HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da Personalidade. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
JACOBI, Jolande. A psicologia de C. G. Jung: uma introdução às obras completas. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315009087
JUNG, Carl Gustav. A vida simbólica: estudos diversos / C. G. Jung Vol. 1 (OC 18/1). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. Tipos psicoloógicos (OC 6). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Epistemologia e método na obra de C. G. Jung. 1. ed. São Paulo, SP: EDUC: FAPESP, 2013.
PENNA, Eloisa Marques Damasco. Processamento simbólico-arquetípico: pesquisa em psicologia analítica. 1. ed. São Paulo, SP: EDUC: FAPESP, 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RAMOS, Luís Marcelo Alves. Os tipos psicológicos na psicologia analítica de Carl Gustav Jung e o Invetário de personalida “Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)”: contribuições para a psicologia educacional, organizacional e clínica. Educação Temática Digital, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 137–180, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/779. Acesso em: 02 fev 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.779
RIBEIRO, Ricardo de Queirós Batista. Metodologias ativas de aprendizagem: influências na motivação do aluno para o estudo. Technology and Society (BRAJETS) Br. J. Ed., Tech. Soc., v, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 164–177, 2020. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2. Acesso em: 02 fev 2021. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v13.n2.164-177
SILVA, Lucas Lima Da. A influência do Tipo Psicológico no desempenho acadêmico dos cadetes da AMAN. 2019. Academia Militar das Agulhas Negras, [S. l.], 2019. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/6053/1/6438.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.
SILVEIRA, Nise Da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.
Copyright (c) 2021 Autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.