ESTRATÉGIAS DE COPING

AVALIAÇÃO DAS SITUAÇÕES INDUTORAS DE ESTRESSE NA AMAN PERANTE OS RECURSOS PESSOAIS DOS CADETES DO CURSO DE COMUNICAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GRUPOS

  • Sr Willian Bueno Bamberg AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
  • Sr George Hamilton de Souza Pinto AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0001-8988-5842
  • Sr Atílio Sozzi Nogueira AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-2479-500X
  • Prof Dr Marcos Aguiar de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Coping, Estresse, Formação Militar, Grupos, AMAN

Resumo

As estratégias de coping ou estratégias de enfrentamento são entendidas como o conjunto de
estratégias utilizadas pelo indivíduo para enfrentar situações avaliadas como excessivas e as
consequentes reações emocionais causadas por elas. Na formação militar, utilizar adequadamente as
estratégias de coping é fator primordial. O objetivo do estudo foi identificar, através da Escala
Toulousiana de Coping, como os cadetes utilizam tais estratégias, descobrir quais são as principais
situações indutoras de estresse e analisar se as estratégias de coping parecidas podem influenciar na
interação do indivíduo com o grupo. Participaram 111 cadetes do sexo masculino, do Curso de
Comunicações (C Com). Foi preenchido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e
os seguintes instrumentos de pesquisa foram respondidos online: Escala de Coping Toulousiana
adaptada ao Universo de cadetes da AMAN e a Escala de Estresse Percebido. O primeiro estudo,
sobre as situações que induzem o estresse nos cadetes do C Com permitiu identificar as situações nas
quais o cadete primariamente considera como capazes de excederem seus próprios recursos. O estudo
das estratégias de coping permitiu descrever o conjunto de esforços comportamentais e cognitivos
utilizados a fim de enfrentar essas circunstâncias estressantes. O estudo da influência das estratégias
de coping na organização em grupos permitiu, primeiramente, levantar os cadetes com melhores
índices, âmbito C Com e entender qual é o nível de coping destes cadetes, comparando-os com o
restante do curso, de forma que uma segunda análise permitiu apontar um fator das estratégias de
coping capaz de influenciar a formação de grupos.

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Biografia do Autor

Prof Dr Marcos Aguiar de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação (UGF - 1993), mestrado (UGF - 1995) e doutorado em Psicologia (UFRJ - 2003), e pós-doutorado em gestão, com ênfase em métodos quantitativos, pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Lisboa - 2013). É Professor Titular do Departamento de Psicometria da UFRJ. Atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ e da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Participa do GT da ANPEPP Cultura e Saúde nas Organizações. Tem interesse em técnicas de coleta e análise de dados, Construção e validação de instrumentos de medida, e em Psicologia Positiva aplicada às Organizações, particularmente no que se refere a investigações envolvendo psicologia em contextos de atuação militar e de segurança pública. É coordenador, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia - ANPEPP, do Grupo de Trabalho PSICOLOGIA E SEGURANÇA (Código 6379281). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Contato: marcos.aguiar@pq.cnpq.br. 

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Publicado
2020-02-10
Como Citar
BAMBERG, W. B., PINTO, G. H. de S., NOGUEIRA, A. S., & SOUZA, M. A. de. (2020). ESTRATÉGIAS DE COPING: AVALIAÇÃO DAS SITUAÇÕES INDUTORAS DE ESTRESSE NA AMAN PERANTE OS RECURSOS PESSOAIS DOS CADETES DO CURSO DE COMUNICAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GRUPOS. Revista Agulhas Negras, 3(3), 16-23. https://doi.org/10.70545/ran.v3i3.7820
Seção
Artigos Científicos