Entre a Narrativa e a Força

Entrevista com Robinson Farinazzo

Palavras-chave: Guerra na Ucrânia, Narrativa, Conflitos Armados, Defesa Nacional

Resumo

A entrevista com o Capitão-de-fragata Robinson Farinazzo, Fuzileiro Naval da reserva da Marinha do Brasil e consultor de Defesa para vários meios de comunicação, traz subsídios para uma reflexão sobre a legitimidade da guerra entre Rússia e Ucrânia. A entrevista foi realizada via email na modalidade pingue-pongue por Lilian de Paula Santos e Diego Amaro de Almeida, editada e aprovada pelos editores da Revista, João Freire Junior e Arlindo José de Barros Junior. Ao longo da entrevista, Robinson Farinazzo discute a posição do Brasil em relação à guerra e exprime sua opinião acerca do papel central das Forças Armadas no país. Discorre sobre a arma da narrativa e, por fim, comenta sobre as lições que uma guerra pode gerar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Me. Diego Amaro de Almeida, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Diego Amaro de Almeida

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é coordenador do curso de História do Unisal – Lorena. Professor dos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física e História do Unisal – Lorena. Pesquisador do Cesaper (Centro Salesiano de Pesquisas Regionais) Prof. José Luiz Pasin. Consultor da Expertise Educação. Presidente do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e ex-presidente da Academia de Letras de Lorena. Especialista em Metodologias Ativas. Durante 5 anos participou do Núcleo de Inovação Acadêmica do Unisal. Aplicou workshops de Metodologias Ativas em diversas instituições de Ensino Superior do Brasil.

Referências

BLOCH, Marc. A estranha derrota. Rio de Janeiro: Zahar. 2011.

FRANCO, Gustavo H. B. e GIAMBIAGI, Fabio. Antologia da Maldade. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

LANGWORTH, Richard. A sutileza bem-humorada de Winston Churchill. Rio de Janeiro: Odisséia, 2012.

NUNES, Claudia. Empatia, exigência do mundo atual. Revista Educação Pública, v. 19, nº 1, 8 de janeiro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/empatia-exigencia-do-mundo-atual. Acesso em 20 MAR 2022.

Publicado
2022-03-31
Como Citar
Santos, L. de P., de Almeida, D. A., FREIRE JUNIOR, J., & BARROS JUNIOR, A. J. de. (2022). Entre a Narrativa e a Força: Entrevista com Robinson Farinazzo. Revista Agulhas Negras, 6(7), 157-164. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/9343
Seção
Entrevista