Entre a Narrativa e a Força
Entrevista com Robinson Farinazzo
Resumo
A entrevista com o Capitão-de-fragata Robinson Farinazzo, Fuzileiro Naval da reserva da Marinha do Brasil e consultor de Defesa para vários meios de comunicação, traz subsídios para uma reflexão sobre a legitimidade da guerra entre Rússia e Ucrânia. A entrevista foi realizada via email na modalidade pingue-pongue por Lilian de Paula Santos e Diego Amaro de Almeida, editada e aprovada pelos editores da Revista, João Freire Junior e Arlindo José de Barros Junior. Ao longo da entrevista, Robinson Farinazzo discute a posição do Brasil em relação à guerra e exprime sua opinião acerca do papel central das Forças Armadas no país. Discorre sobre a arma da narrativa e, por fim, comenta sobre as lições que uma guerra pode gerar.
Downloads
Referências
BLOCH, Marc. A estranha derrota. Rio de Janeiro: Zahar. 2011.
FRANCO, Gustavo H. B. e GIAMBIAGI, Fabio. Antologia da Maldade. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
LANGWORTH, Richard. A sutileza bem-humorada de Winston Churchill. Rio de Janeiro: Odisséia, 2012.
NUNES, Claudia. Empatia, exigência do mundo atual. Revista Educação Pública, v. 19, nº 1, 8 de janeiro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/empatia-exigencia-do-mundo-atual. Acesso em 20 MAR 2022.
Copyright (c) 2022 Lilian de Paula Santos, Diego Amaro de Almeida, João FREIRE JUNIOR, Arlindo José de BARROS JUNIOR (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.