Inventário de Tipologia Psicológica Junguiana

viabilidade de uso na Seleção Complementar do Exército Brasileiro

Palavras-chave: Seleção Complementar, Exército Brasileiro, Defesa, Tipos Psicológicos, Psicologia Junguiana

Resumo

A tipologia psicológica junguiana possibilita constatar características predominantes em cada indivíduo a partir da identificação de sua atitude (introversão ou extroversão) e função (pensamento, sentimento, sensação e intuição) psíquica mais prevalente, distinguindo até 8 tipos psicológicos. O Myers–Briggs Type Indicator (MBTI), uma ampliação da tipologia junguiana, possibilita tipificar os indivíduos em até 16 tipos psicológicos distintos, pela inclusão da função secundária. Inventários baseados no MBTI são amplamente utilizados na área organizacional por todo o mundo. Desse modo, este trabalho teve por objetivo investigar a viabilidade do uso de um instrumento tipológico baseado no MBTI, durante o período de Seleção Complementar do Exército Brasileiro, com a finalidade de viabilizar uma distribuição dos conscritos, entre os cargos e função de uma Organização Militar, considerando-se suas características predominantes, ou seja, potencialidades (pontos fortes e oportunidades de melhoria). Dessa maneira, almeja-se obter um melhor desempenho na execução das atribuições inerentes a esses cargos e funções. Chegou-se à conclusão da viabilidade do uso desse tipo de inventário tipológico durante o período de seleção complementar do alistamento militar, contudo, constatou-se a necessidade de se usar, anteriormente, um inventário para realizar o levantamento de quais são os tipos psicológicos mais adequados para cada cargo e função. O uso dos inventários possibilita agregar uma metodologia, com fundamentação científica, a essa atividade de seleção complementar, contribuindo para melhoria na qualidade da distribuição dos indivíduos nos cargos e funções disponíveis no corpo de tropa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA - Portugal

Realiza estágio de Pós-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) Lisboa, Portugal.
Doutor em Psicologia (2021) e Mestre em Psicologia (2019), ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado em Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo - 2014) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e graduado em Bacharelado em Ciências Militares (2002) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui, também, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional (2016), especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana (2020), especialização lato sensu em Psicologia Positiva e Coaching (2021), especialização lato sensu em Filosofia - Ontologia e Epistemologia (2022), especialização lato senso em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional (2011), e especialização em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias (2015). Atualmente, é militar do Exército Brasileiro (QFE Educação - docência) atuando como Professor Titular de Psicologia do Departamento de Psicologia e Adjunto da Subseção de Pesquisa e Avaliação Atitudinal da Seção Psicopedagógica, ambos da Divisão de Ensino na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), líder do Grupo de Pesquisa na AMAN/CNPQ - Psicologia e Psicopedagogia e suas aplicações na Educação Militar com fomento do Pró-Pesquisa CADESM/DECEx, e parecerista da Revista Agulhas Negras e do Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS) e do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes (LaPsiAfro). Tem experiência no ensino de Psicologia (nas disciplinas: Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Integrante do GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, da comunidade de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.

Referências

ARAÚJO, Cíntia Cristina Silva De; PEDRON, Cristiane Drebes. A importância dos soft skills e o tipo de personalidade dos gerentes de projetos de TI. International Journal of Professional Business Review, v. 1, n. 1, p. 40–59, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/47847/a-importancia-dos-soft-skills-e-o-tipo-de-perso---. Acesso em: 20 DEZ 2022.

BRASIL, FORÇAS ARMADAS E DEFESA CIVIL. Serviço Militar Obrigatório: Alistamento, Seleção Geral, Seleção Complementar e Incorporação (SMO). 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/alistar-se-no-servico-militar-obrigatorio. Acesso em: 20 DEZ 2022.

BRASIL. LEI No 7.150, DE 1o DE DEZEMBRO DE 1983. Fixa os efetivos do Exército em tempo de paz e dá outras providências. Brasília, DF, 1983. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7150.htm. Acesso em: 20 DEZ 2022.

CARVALHO NETO, Antonio; TANURE, Betania; SANTOS, Carolina Maria Mota; LIMA, Gustavo Simão. Executivos brasileiros: na contramão do perfil deificado da liderança transformacional. Revista de Ciências da Administração, p. 35–49, 2012. DOI: http://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n32p35. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n32p35

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010.

COUTO, Gleiber; BARTHOLOMEU, Daniel; MONTIEL, José Maria. Estrutura interna do Myers Briggs Type Indicator (MBTI): Evidência de validade. Avaliação Psicológica, v. 15, n. 1, p. 41–48, 2016. DOI: http://doi.org/10.15689/ap.2016.1501.05. Acesso em: 20 DEZ 2022. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2016.1501.05

EXÉRCITO BRASILEIRO, Departamento de Educação e Cultura. DECEx - Departamento de Educação e Cultura do Exército. 2023a. Disponível em: https://www.decex.eb.mil.br/. Acesso em: 22 DEZ 2023.

EXÉRCITO BRASILEIRO, Departamento Geral do Pessoal. CADERNO DE ORIENTAÇÕES DO DGP - SERVIÇO MILITAR -A DIMENSÃO HUMANA DA FORÇA. 2022a. Disponível em: http://dsm.dgp.eb.mil.br/phocadownload/Downloads/Diretoria/2022/Caderno_de_Orientaes_DSM_atualizado-22Mar.pdf. Acesso em: 20 DEZ 2022.

EXÉRCITO BRASILEIRO, Diretoria de Educação Superior Militar. DESMil - Diretoria de Educação Superior Militar. 2023b. Disponível em: http://www.desmil.eb.mil.br/. Acesso em: 23 MAR 2023.

EXÉRCITO BRASILEIRO, Diretoria de Serviço Militar. Alistamento Militar. 2022b. Disponível em: http://dsm.dgp.eb.mil.br/index.php/pt/alistamento-militar. Acesso em: 20 DEZ 2022.

FELDMAN, Robert S. Introdução à Psicologia. 10. ed. Porto Alegre, RS: AMGH, 2015.

HALL, Calvin S.; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da Personalidade. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

HIRSH, Sandra Krebs; KUMMEROW, Jean M. Introdução aos tipos psicológicos nas organizações. Palo Alto, Califórnia: CCP, 1995.

JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos (OC 6). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. a.

JUNG, Carl Gustav. O desenvolvimento da personalidade (OC 17). 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. b.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 9. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RAMOS, Luís Marcelo Alves. Os tipos psicológicos na psicologia analítica de Carl Gustav Jung e o inventário de personalidade “Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)”: contribuições para a psicologia educacional, organizacional e clínica. ETD - Educação Temática Digital, v. 6, n. 2, p. 137, 2005. DOI: http://doi.org/10.20396/etd.v6i2.779. Acesso em: 22 DEZ 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.779

RIBEIRO, Ricardo de Queirós Batista. O problema da indução e do indutivismo: relevância para a alfabetização e letramento científico no Ensino médio. Revista Científica “Nasceu Forte!”, Bélem - PA, v. 1, n. 1, p. 18–27, 2021. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RCNF/issue/view/1032/A%20G%C3%AAnese. Acesso em: 23 DEZ 2023.

SHAMDASANI, Sonu. Jung e a Construção da Psicologia Moderna: o sonho de uma ciência. Aparecida, SP: Ideia&Letras, 2005.

SILVEIRA, Nise Da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.

ZACHARIAS, José Jorge Morais. Entrevista com José Jorge Morais Zacharias sobre DTO II. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gBtR7m4VnNU. Acesso em: 20 DEZ 2022.

Publicado
2023-05-23
Como Citar
Ribeiro, R. de Q. B., Cavotti, M. M., & Oliveira, J. F. A. de. (2023). Inventário de Tipologia Psicológica Junguiana: viabilidade de uso na Seleção Complementar do Exército Brasileiro. Revista Agulhas Negras, 7(9), 1-20. https://doi.org/10.70545/ran.v7i9.11342
Seção
Artigos Científicos