A “Armadilha de Tucídides"
um debate sobre o tema da inevitabilidade da guerra
Resumo
O presente artigo se insere na grande área dos Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança Internacional. O objetivo foi apresentar uma breve discussão teórica sobre o tema “inevitabilidade da guerra”, articulada a determinadas especificidades que marcaram a eclosão de conflitos ao longo da história. A metodologia utilizada foi o debate historiográfico. Os resultados alcançados são os seguintes: pode ser identificado um padrão histórico de rivalidade/conflitividade no sistema internacional, o que Grahan Allison denominou de “armadilha de Tucídides”, em geral associado ao choque bélico entre potências do tipo terrestre e marítima. Que esse padrão tem relação com a existência de contextos de múltiplas transformações no ordenamento internacional, em geral desencadeadas por guerras. Conclui-se que o estudo da história é uma disciplina que fornece subsídios sobre o impacto da guerra, demonstrando que nem sempre a sua iminência é adequadamente interpretada e/ou administrada pelas lideranças políticas.
Downloads
Referências
ALISSON, Grahan. A Caminho da Guerra os Estados Unidos e a China conseguirão escapar da Armadilha de Tucídides? Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
ANGELL, Norman. A Grande Ilusão. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002.
BONANATE, Luigi. A guerra. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
BOUTHOUL, Gaston. Tratado de Polemologia. Madrid: Ediciones Ejército, 1984.
CARR, Edward Hellet. Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.
CHURCHILL, Winston S. Memórias da Segunda Guerra Mundial: Volume 1, 1919-1941. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A. 2005.
FREUND, Julien. Sociología del Conflicto. Madrid: Ediciones Ejército, 1995.
KAGAN, Donald. On the origins of war and the preservation of peace. Nova Iorque: The Anchor Books, 1996.
KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1989.
KISSINGER, H. Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
SANTA BÁRBARA, M. Clausewitz: trajetórias e contribuições de um general prussiano sobre a Guerra. In: Revista Defesa Nacional. RJ, BIBLIEX, 2022.
TUCÍDIDES. A História da Guerra do Peloponeso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.
Copyright (c) 2024 Marcelo De Jesus Santa Bárbara, Emilio Reis Coelho (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.