Patrulhas

uma análise comparativa entre a doutrina brasileira e a do United States Marine Corps (USMC)

Palavras-chave: Patrulhas, Doutrina Militar, United States Marine Corps, Exército Brasileiro

Resumo

Dentro da Doutrina Militar, o assunto “Patrulhas” tem importância tanto tática, na consecução de objetivos de menores proporções, quanto estratégica, ao proporcionar ao futuro comandante militar de alto escalão um primeiro método de planejamento e resolução de problemas militares. Diante da relevância do tema, este trabalho busca analisar e comparar a doutrina do United States Marine Corps com a doutrina do Exército Brasileiro sobre “Patrulhas”, evidenciando as principais semelhanças e diferenças, bem como o potencial de complementarem-se uma a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. Guilherme Pereira Calixto, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Possui graduação em CIÊNCIAS MILITARES pela Academia Militar das Agulhas Negras (2013) e RELAÇÕES INTERNACIONAIS pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) . Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em CIÊNCIAS MILITARES, atuando principalmente nos seguintes temas: exército, geopolítica, forças armadas, defesa e relações internacionais. Tem um ano de experiência na República Democrática do Congo, onde atuou pela ONU como integrante da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva. Mestre em Ci~encias Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) do Exército Brasileiro.

Referências

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Liderança militar. Resende: Acadêmica, 20-.

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Manual de metodologia da pesquisa cientí¬fica. Resende: Acadêmica, 2008.BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. CI 21-75/1 – Patrulhas. Brasília: Grá¬fica do Exército, 2005.

SILVA, Daniel Albino da. A dialética de doutrinas francesa e norte-americana no exército brasileiro: o caso da força expedi-cionária brasileira. 2015. 205 p.

Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, 2015. Disponível em: < http://www.unirio.br/cch/escoladehistoria/pos-graduacao/ppgh/dissertacao_daniel-albino>. Acesso em: 04 jun. 2018.

UNITED STATES ARMY. Infantry platoon and squad (ATP 3-21.8). Washington, DC: Department of the Army, 2016.

UNITED STATES ARMY. Ranger handbook (TC 3-21.76). Wa-shington, DC: Department of the Army, 2017.

UNITED STATES MARINE CORPS. Scouting and Patrolling (MCWP 3-11.3). Washington, DC: Department of the Navy, 2000.

https://www.marines.mil/Portals/59/Docs/MarineCorps101_2.pdf - Acesso em: 16 maio 2018.- Acesso em: 16 maio 2018.PATRULHAS – UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A DOUTRINA BRASILEIRA E A DO UNITED STATES MARINE CORPS (USMC)

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Calixto, G. P. (2018). Patrulhas : uma análise comparativa entre a doutrina brasileira e a do United States Marine Corps (USMC). Revista Agulhas Negras, 2(2), 19-28. https://doi.org/10.70545/ran.v2i2.1867
Seção
Artigos Científicos