O PROFESSORADO DE UMA ESCOLA MILITAR E A PERSPECTIVA ACERCA DE SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Keywords: AGULHAS NEGRAS MILITARY ACADEMY, MILITARY HIGHER EDUCATION, TEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENT, INSTITUTIONAL CONTEXT

Abstract

This article aims to identify and understand, from the perspective of professors of the Agulhas
Negras Military Academy (AMAN), the elements that constituted the process of professional
development of teachers. This was a qualitative research whose data collection occurred through
a survey conducted with teachers from the Teaching Division. Through documentary and content
analysis, the results revealed that the teachers considered the institution a favorable space for
the professional development of teachers and that the varied formative possibilities provided
better conditions of professional activity and understanding of the singular context and institutional
culture.

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Author Biographies

Anderson Magno de ALMEIDA, Universidade de Taubaté (UNITAU); Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté UNITAU-SP (2018). Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2010). Especialista em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2011). Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2006). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1997) com equivalência à Administração Pública - Resolução Normativa nº 548, de 31 de outubro de 2018 do Conselho Federal de Administração, publicado no Diário Oficial da União nº 212 de 5 de novembro de 2018. Professor de Iniciação à Pesquisa Científica na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) no período de 2012 à 2016 e 2019.

Neusa Banhara AMBROSETTI, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1967); Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996); Pós Doutorado no Programa de Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora aposentada na Universidade de Taubaté, onde lecionou a disciplina "Psicologia da Educação", no Departamento de Pedagogia. Atualmente é membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, onde leciona a disciplina "Profissão docente e desenvolvimento profissional". Coordenou programas de apoio à formação docente no âmbito da Universidade de Taubaté, entre eles o Programa Institucional Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2011-2015), o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA (2011-2014), o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE (2012-2014). Coordenou inúmeros programas de formação continuada de professores, desenvolvidos em parceria com sistemas públicos de ensino da região. Realiza pesquisas na área de formação de professores e integra, desde 2004, o Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É integrante da Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente - REDEP. Atuou por vinte e sete anos na rede pública estadual de São Paulo, onde exerceu as funções de professora, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino.

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em: 17 jun. 2020.
Published
2021-01-29
How to Cite
ALMEIDA, A. M. de, & AMBROSETTI, N. B. (2021). O PROFESSORADO DE UMA ESCOLA MILITAR E A PERSPECTIVA ACERCA DE SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Agulhas Negras, 4(4), 56-72. Retrieved from http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7795

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