Música Militar
Definições, História e Importância
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discorrer de forma sistemática a respeito da música e seu utilitarismo no universo militar bélico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja metodologia é de abordagem qualitativa, tendo como base a investigação exploratória dos objetivos traçados. Serão discutidas questões acerca das definições de música militar; da história da música militar; e, por fim, de sua importância no contexto militar bélico. Neste panorama geral, abordar-se-á, 1) a manifestação artística e a relação entre a obra de arte e o artista; 2) a compreensão da música no âmbito da ciência e suas várias disciplinas; 3) o caráter interdisciplinar da música e sua interação com diversos ramos do conhecimento e diferentes áreas da cultura; 4) o fenômeno musical e suas dimensões concreta e abstrata; 5) sua possível definição e utilitarismo dentro do universo militar bélico; 6) a presença da música nas diversas atividades militares dos mais variados povos e nações desde a Antiguidade; 7) sua utilização como meio de comunicação e de cadenciar os deslocamentos dos corpos de tropa; e 8) a consolidação do dobrado militar como gênero musical brasileiro mencionando sua estrutura complexa e técnicas expressivas. Por fim, no que tange à importância da música militar serão elencadas suas funções inter-relacionadas e sua atuação na tríade vida, combate e trabalho.
Downloads
Referências
A BÍBLIA. A destruição de Jericó. Tradução de João Ferreira Almeida. Várzea Paulista – SP - Brasil: Casa Publicadora Paulista, 2012. 316 p. Velho Testamento e Novo Testamento.
A BÍBLIA. As duas trombetas de Prata. Tradução de João Ferreira Almeida. Várzea Paulista – SP - Brasil: Casa Publicadora Paulista, 2012. 316 p. Velho Testamento e Novo Testamento.
BINDER, F. P. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. Dissertação. 2006. 132 p. (Mestrado em Música) Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP. São Paulo, SP, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3087525/Bandas_Militares_no_Brasil_difus%C3%A3o_e_organiza%C3%A7%C3%A3o_entre_1808_1889_Mestrado_Volume_II_Partituras?auto=download. Acesso em: 6 DEZ 2018.
CARDOSO, A. A Música na Corte de D. João VI/ André Cardoso; coordenador Paulo Roberto Pereira. São Paulo: Martins, 2008. 183 p.
CARVALHO, V. M. História e Tradição da Música Militar. Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Souza”. Universidade Federal de Juiz de Fora: Juiz de Fora, 2006.
CERQUEIRA, F. V. Música e Guerra na Grécia Antiga. O testemunho dos Textos Antigos e da Iconografia. Phoînix, Rio de Janeiro, 8: 134 – 161, 2002. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33220/18639. Acesso em: 14 SET 2019
FERRÁRIA, A. M. R. A. História, Tradição e Património da Música Militar em Portugal. Um Estudo de Caso: a Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana. Dissertação. 107 p. 2012. (Mestrado em Antropologia Especialidade Turismo e Patrimônio) Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2012. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4990/1/master_ana_ricardo_ferraria.pdf. Acesso em: 19 MAIO 2019.
FREIRE JUNIOR, J.; BARROS JUNIOR, A. J.; BUSSOLOTTI, J. M. Bases Metodológicas para a Construção do Conhecimento Científico: Algumas considerações. Revista Agulhas Negras, Resende, RJ. Vol. 5, Nº. 5, p. V - X, Ano 2021. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8180/7070. Acesso em: 10 NOV 2021.
GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da Música Ocidental. Título original inglês: A History of Western Music. 1988, by W.W. Norton & Company. Tradução: Ana Luisa Fama. Revisão do texto: José Soares de Almeida. Fotocomposição: Gradiva. Lisboa. 2ª edição: Janeiro de 2001. 759 p.
HOLANDA FILHO, R. P. O Papel das Bandas de Música no contexto Social, Educacional e Artístico/Renan Pimenta de Holanda Filho. – Recife: Caldeira Cultural Brasileira, 2010. 106p.
LISBOA, R. R. A Escrita Idiomática para Tuba nos Dobrados Seresteiro, Saudades e Pretensioso. Artigo de Mestrado. 2005. 37 p. (Mestrado em Música) Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YQHJB/1/renato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdf. Acesso em: 18 AGO 2019.
MED, B. Teoria da Música. 4ed. Brasília: MusiMed edições musicais, 1996. 420 p.
MENDES, M. Os sentidos da música na Roma Antiga. Dissertação. 2010. 148 p. (Mestrado em Linguística) Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, 2010. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_172d2cbea4b518c33f440d0d3b2caa35#details. Acesso em: 23 JAN 2019
MOREIRA, E. O que é (pode ser) música uma análise fenomenológica das atitudes de escuta segundo Pierre Schaffer. (Ed. Musical) Unirio, [200-?]. Disponível em: https://estevaomoreira.files.wordpress.com/2010/06/jose-estevao-moreira-o-que-e-pode-ser-musica-simpemus-3.pdf. Acesso em: 25 FEV 2017.
PEREIRA, V. L. S. “Caras mas boas” – Música e Poder Simbólico (a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa). Dissertação. 2008. 165 p. (Mestrado em Música) Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 2008. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/1166. Acesso em: 25 ABR 2019.
PICCHI, A. Interdisciplinaridade e música. Mimesis, Bauru, v. 31, n. 1, p. 65 – 74, 2010.
PRIOLLI, M. L. M. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 1º Volume. 48. ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2006. 135 p.
REINATO, J. C. Música ao Seu Alcance. 1ª Edição. Volume I. Edição do Autor. Campinas – SP, 2014a. 214 p.
REINATO, J. C. Música ao Seu Alcance. 1ª Edição. Volume II. Edição do Autor. Campinas – SP, 2014b. 214 p.
ROCHA, J. R. F. O Dobrado: Breve Estudo de um Gênero Musical Brasileiro. Banda Sinfônica EMUFMG. Abril, 2011. Disponível em: http://bandasinfonicaufmg.blogspot.com.br/2011/04/o-dobrado-breve-estudo-de-um-genero.html. Acesso em: 27 MAR 2018.
SCHAFFER, P. Tratado de los objetos musicales. Versión española de Araceli Cabezón de Diego. Editorial: Alianza Editorial. Colección: Alianza Música, Número 40. S. A., Madrid, 2003. 337 p.
SOUSA. A. C. R. O Dobrado – a Nossa Marcha Cívica. História & Música no Piauí. A cultura musical piauiense, sua história e seu cotidiano em pesquisa. Maio, 2009. Disponível em: http://maestrorochasousa.blogspot.com/2009/05/o-dobrado-1.html. Acesso em: 29 JUL 2018.
SOUSA. A. C. R. O Dobrado e a Banda. Catálogo online Bandas de música de Pernambuco. 2009. Disponível em: https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/o-dobrado-e-a-banda/. Acesso em: 27 MAR 2018
STEFAN, G. S. Acerca de partituras e gravações no ensino da interpretação musical direcionado a violonistas eruditos iniciantes. UFRR – Universidade Federal de Roraima. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/24381415/Acerca_de_partituras_e_grava%C3%A7%C3%B5es_no_ensino_da_interpreta%C3%A7%C3%A3o_musical_direcionado_a_violonistas_eruditos_iniciantes. Acesso em: 01 JAN 2017.
Copyright (c) 2022 Alexandre Luís de Santana, Áquilas Torres de OLIVEIRA (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.