A Clínica da Atividade na Análise da Atividade Docente nas Disciplinas de Língua Inglesa da Academia Militar das Agulhas Negras
Resumo
Este artigo tem o objetivo de propor o emprego da metodologia de autoconfrontação, desenvolvida pela Clínica da Atividade, na análise da atividade docente nas disciplinas de Língua Inglesa da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Assim, o professor torna-se também observador no processo de análise do seu trabalho, com vistas à transformação sua e da situação de trabalho. Para tanto, apresenta-se como a AMAN realiza a análise do trabalho de seus professores e instrutores. Em seguida, explana-se sobre aspectos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade. Por fim, propõe-se o uso da autoconfrontação na análise da atividade dos professores de Língua Inglesa da AMAN.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Portaria nº 72, de 22 de março de 2018. Aprova as Normas para a Gestão do Ensino (NGE – EB60-N-05-014) e dá outras providências. Separata ao BE nº 14/2018. Brasília, DF, 6, Abr. de 2018. Disponível em: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/legislacao/NGE_2Ed.pdf. Acesso em: 04 AGO 2022.
CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, 222p.
CLOT, Yves. Entrevista: Yves Clot. Cadernos de psicologia social do trabalho, São Paulo, v.9, n.2, p. 99-107, MAI 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172006000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v9i2p99-107
CLOT, Yves. Entrevista: Yves Clot. Mosaico: estudos em psicologia, Belo Horizonte-MG, v.II, n.1, p. 65-70, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6241/3833. Acesso em: 04 AGO 2022.
CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. 1.ed. Belo Horizonte, MG: Fabrefactum, 2010, 368p.
DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Produção, v.14, n.3, p. 27-34, SET/DEZ 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004
FARIAS, Aline Leontina Gonçalves. Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação. Linguagem em foco, Fortaleza, v.13, n.1, p. 66-91, JUN 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471
MAIA, M. A. B. O corpo invisível do trabalho: cartografia dos processos de trabalho em saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponível em: http://slab.uff.br/wp-content/uploads/sites/101/2021/05/2006_d_Miguel_A_B_Maia.pdf. Acesso em: 04 AGO 2022.
MATTEDI, Ana Paula da Vitória et al. Cartografando gêneros e estilos: nas bordas da atividade. In: ROSEMBERG, Dulcinea Sarmento et al (Org.). Trabalho docente e poder de agir: Clínica da Atividade, devires e análises. 1.ed. Vitória, ES: EDUFES, 2014, p. 53-82.
PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão et al. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v.68, n.3, p. 110-124, DEZ 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 AGO 2022.
Copyright (c) 2022 José Neyardo ALVES DE ARAÚJO (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.