A Clínica da Atividade na Análise da Atividade Docente nas Disciplinas de Língua Inglesa da Academia Militar das Agulhas Negras

Palavras-chave: Clínica da Atividade, Autoconfrontação, Atividade docente

Resumo

Este artigo tem o objetivo de propor o emprego da metodologia de autoconfrontação, desenvolvida pela Clínica da Atividade, na análise da atividade docente nas disciplinas de Língua Inglesa da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Assim, o professor torna-se também observador no processo de análise do seu trabalho, com vistas à transformação sua e da situação de trabalho. Para tanto, apresenta-se como a AMAN realiza a análise do trabalho de seus professores e instrutores. Em seguida, explana-se sobre aspectos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade. Por fim, propõe-se o uso da autoconfrontação na análise da atividade dos professores de Língua Inglesa da AMAN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr José Neyardo Alves de Araújo, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Graduado em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Ceará (1996). Tem curso de Especialização em Língua Portuguesa (1998). Possui experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Estrangeira, tendo concluído o Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (2008). É Bacharel em Teologia, pela Faculdade Católica de Fortaleza, no Ceará (2014). Atualmente é professor de Inglês na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ.

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Portaria nº 72, de 22 de março de 2018. Aprova as Normas para a Gestão do Ensino (NGE – EB60-N-05-014) e dá outras providências. Separata ao BE nº 14/2018. Brasília, DF, 6, Abr. de 2018. Disponível em: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/images/legislacao/NGE_2Ed.pdf. Acesso em: 04 AGO 2022.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, 222p.

CLOT, Yves. Entrevista: Yves Clot. Cadernos de psicologia social do trabalho, São Paulo, v.9, n.2, p. 99-107, MAI 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172006000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v9i2p99-107

CLOT, Yves. Entrevista: Yves Clot. Mosaico: estudos em psicologia, Belo Horizonte-MG, v.II, n.1, p. 65-70, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6241/3833. Acesso em: 04 AGO 2022.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. 1.ed. Belo Horizonte, MG: Fabrefactum, 2010, 368p.

DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Produção, v.14, n.3, p. 27-34, SET/DEZ 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004

FARIAS, Aline Leontina Gonçalves. Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação. Linguagem em foco, Fortaleza, v.13, n.1, p. 66-91, JUN 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471. Acesso em: 04 AGO 2022. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5471

MAIA, M. A. B. O corpo invisível do trabalho: cartografia dos processos de trabalho em saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponível em: http://slab.uff.br/wp-content/uploads/sites/101/2021/05/2006_d_Miguel_A_B_Maia.pdf. Acesso em: 04 AGO 2022.

MATTEDI, Ana Paula da Vitória et al. Cartografando gêneros e estilos: nas bordas da atividade. In: ROSEMBERG, Dulcinea Sarmento et al (Org.). Trabalho docente e poder de agir: Clínica da Atividade, devires e análises. 1.ed. Vitória, ES: EDUFES, 2014, p. 53-82.

PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão et al. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v.68, n.3, p. 110-124, DEZ 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 AGO 2022.

Publicado
2022-11-24
Como Citar
ALVES DE ARAÚJO, J. N. (2022). A Clínica da Atividade na Análise da Atividade Docente nas Disciplinas de Língua Inglesa da Academia Militar das Agulhas Negras. Revista Agulhas Negras, 6(8), 210 - 224. https://doi.org/10.70545/ran.v6i8.10399
Seção
Artigos Científicos