Fotografia Publicitária sob uma Perspectiva Dialógica
Resumo
O Exército Brasileiro lança anualmente editais públicos para o preenchimento de vagas para diversas áreas profissionais. Um deles é o concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Este artigo tem por objetivo investigar o uso do gênero discursivo fotografia publicitária como ferramenta de informação e seu efetivo alcance. Pretende-se ainda verificar a visão do receptor desse enunciado, ou seja, como a fotografia dialoga com os leitores. O estudo foi elaborado sob a ótica do Círculo de Mikhail Bakhtin utilizando uma perspectiva dialógica. Participaram da pesquisa 370 cadetes dos sexos masculino e feminino, com idades entre 18 e 24 anos, oriundos do Curso Básico (primeiro ano) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Duas peças de propaganda foram apresentadas e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um formulário Google com 13 perguntas fechadas e abertas contemplando as seguintes variáveis: tema, forma composicional, tom valorativo e leitor presumido. Identificou-se que os elementos verbo-visuais são importantes para a composição do sentido, de tal maneira que a alteração da figura de um homem pela de uma mulher desencadeou percepções que foram além dos gêneros masculino ou feminino.
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Referências
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