Modelo Canvas para Planos de Pesquisa por Amostragem

Resumen

A elaboração de projetos de pesquisa para trabalhos monográficos requer, dentre outros quesitos, a apresentação dos procedimentos metodológicos a serem empregados na execução do projeto. Limitações de custo, tempo e a possibilidade de emprego de técnicas estatísticas inferenciais justificam o uso de planos amostrais. A representatividade da amostra dependerá de seu dimensionamento adequado e da técnica empregada para coleta. Dada a importância do tema, adaptou-se no presente artigo a metodologia Canvas de gestão e criação de projetos para o contexto de planos de amostragem. Como resultado, propõe-se um Canvas para plano amostral simples e estratificado que poderá ser empregado para nortear, com segurança, discentes e pesquisadores na condução de trabalhos monográficos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruno Freitas PINTO, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor de estatística da AMAN - Exército Brasileiro. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Planejamento e Delineamento de Experimentos e Multivariada.

Roberto Campos LEONI, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2015) - (área: Probabilidade e Estatística), Mestrado em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (2011) - (área: Engenharia de Produção), pós-graduação em ciências militares pela Escola de Aperfeiçoamento de oficiais (2010), pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor da Cadeira de Estatística e coordenador de pesquisa docente na Academia Militar das Agulhas Negras, professor colaborador do mestrado acadêmico da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista, professor da Associação Educacional Dom Bosco e Tutor do consórcio CEDERJ. Tem interesse nas áreas de controle estatístico de qualidade, estatística multivariada e planejamento de experimentos. ORCID ID https://orcid.org/0000-0001-6600-2963

Citas

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo - SP: Blücher, 2005.

BRASIL. Exército Brasileiro. AMAN. Diretrizes gerais para a governança da pesquisa acadêmica, doutrina e extensão na AMAN. Resende. 2021

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. São Paulo - SP: Edgard Blücher, 2002.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier Editora Ltda., 2017.

FREIRE JUNIOR, J.; BARROS JUNIOR, A. J.; BUSSOLOTTI, J. M. Bases Metodológicas para a Construção do Conhecimento Científico: algumas considerações. Revista Agulhas Negras, v. 5, n. 5, p. v–x, 2021. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8180. Acesso em: 29 SET 2021.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo - SP: Atlas, 2008.

LOHR, S. L. Sampling: Design and Analysis. 2a ed. Boston, MA: Cengage Learning, 2009.

MONTGOMERY, D. C; RUGER, G. C. Applied Statistics and Probability for Engineers, 6th ed. Wiley, 2014.

MUNIZ, J. A.; ABREU, A. R. DE. Técnicas de Amostragem. Lavras: UFLA/FAEPE, 1999.

OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro-RJ: Alta Books, 2011.

RAO, P. S. R. S. Sampling Methodologies with Applications. New York: Chapman and Hall/CRC, 2000.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis - RJ: Vozes, 2000.

SEBRAE. Sebrae Canvas, 2021. Disponível em: https://sebraeCanvas.com. Acesso em: 25 AGO 2021.

Publicado
2021-11-18
Cómo citar
PINTO, B. F., & LEONI, R. C. (2021). Modelo Canvas para Planos de Pesquisa por Amostragem. Revista Agulhas Negras, 5(6), 180-194. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8351