A Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino das Disciplinas de Língua Inglesa na Academia Militar das Agulhas Negras

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas;, Ensino-aprendizagem por competências, Pós-método, Pedagogia Conceitual

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em aulas de inglês na AMAN, partindo-se do pressuposto de que ela, como meio de ensinar por competências, pode contribuir para promover uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, desenvolveu-se o Projeto Immersed in Problems para ser executado em aulas cujo foco é a seção Practical English do livro didático adotado na Academia. Como referencial teórico, abordam-se teorias relativas ao ensino-aprendizagem por competências, ao Pós-método e à Pedagogia Conceitual. Na sequência, apresenta-se um projeto-piloto executado na disciplina de Língua Inglesa IV, seguido de seus resultados. Por fim, propõe-se que o emprego da ABP seja estendido a todas as disciplinas de Língua Inglesa da AMAN.

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Publicado
2024-12-04
Como Citar
ARAÚJO, J. N. A. de, Pinto, T. S. P., & OSORIO, M. C. T. (2024). A Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino das Disciplinas de Língua Inglesa na Academia Militar das Agulhas Negras. Revista Agulhas Negras, 8(12), 242-263. https://doi.org/10.70545/ran.v8i12.12949
Seção
Artigos Científicos