Condicionamento Operante de Skinner
a influência do desempenho no Estágio de Operações na Selva da SIESP
Resumo
O presente trabalho trata do estudo e análise da possível relação do Condicionamento Operante, descrito por Burrhus Frederic Skinner (1982); e da Motivação Intrínseca, elaborada por Richard M. Ryan e Edward L. Deci (2000), com o desempenho dos cadetes dos diversos Cursos da Academia Militar das Agulhas Negras. Trata-se de uma pesquisa hipotética dedutiva, baseado em referências bibliográficas, cujo objetivo principal é analisar e comparar as menções que cada Curso obteve no Estágio de Vida na Selva e Técnicas Especiais no ano de 2017, analisar se há diferenças e levantar a possível causa que explica essas diferenças. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo verificada a relação entre motivação intrínseca e desempenho dos cadetes no referido Estágio. Esse estudo permitiu concluir que quando o cadete possui certa afinidade com o exercício que realizará, a partir do alinhamento da atividade-fim da sua Arma com as atividades da SIEsp, este apresenta um melhor rendimento do que o cadete que não possui tal afinidade.
Downloads
Referências
ALOI, P. E. P., HAYDU, V. B., & CARMO, J. (2014). Motivação no ensino e aprendizagem: algumas contribuições da Análise do Comportamento. CES Revista Psicologia, 7, 138-152.
AMAN. Seção de Instrução Especial (1967 - 2017) - 50 anos. Disponível em: <http://www.aman.eb.mil.br/area-de-impren-sa/arquivos-do-alambari/siesp17.pdf/> Acesso em: 05 set. 2017.
BERGAMINI, C.W.(1997). Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
CASTRO, C. O Espírito Militar: Um antropólogo na caserna. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
GUIMARÃES, S. É. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004a. Cap.2, p.37-57.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educa-tional Psychology, n. 25, p.54-67, 2000.
SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. Tradu-ção realizada por J. C. Todorov & R. Azzi. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (trabalho original publicado em 1953).
______. Sobre o Behaviorismo. Tradução realizada por M. P. Villalobos. São Paulo: Editora Cultrix, 1982. (trabalho origi-nal publicado em 1974)
TODOROV, J. C., & MOREIRA, M. B. O conceito de moti-vação na psicologia. Revista Brasileira de Terapia Comporta-mental e Cognitiva, 7, 119-132, 2005.VERNON, M. D. Motivação humana. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.