O Exército Brasileiro na manutenção dos valores da sociedade
Resumo
Em meio a crise política, financeira e moral na qual a sociedade brasileira está inserida, o Exército Brasileiro é uma instituição que se mantém resguardada por ter suas missões bem definidas, elevando juntamente as outras duas Forças a instituição de maior confiabilidade. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo buscar as bases dessa crise, principalmente no que tange a falta de valores éticos e morais, para assim descrever a forma como o EB resguarda esse valores tão raros no atual cenário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em publicações de autores de reconhecida importância no meio acadêmico, em artigos veiculados, bem como reportagens de autoridades. Os resultados indicam que o EB mantém na sua estrutura e até onde a lei permite a preservação dos valores éticos e morais na sociedade.
Downloads
Referências
Academia Militar das Agulhas Negras. Manual de Iniciação à Pesquisa Científica. 2. ed. Resende: Acadêmica, 2017
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL, Exército Brasileiro. Manual de Fundamentos EB-20-MF-10.101 O Exército Brasileiro. 1. ed, 2014
_______, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Brasília, 2010.
CARVALHO, Olavo de. A Nova Era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra & Antonio Gramsci. 3. ed. Rio de Janeiro: VIDE Editorial, 2014
____________, Olavo de. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 20. ed. organização Felipe Moura Brasil – 20 ed – Rio de Janeiro: Record, 2016.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça; SOUZA, Vânia Pi-nheiro de. Orientações para normalização de trabalhos acadê-micos. 6. ed. rev. e atual. Juiz de Fora: EDUFJF, 2000.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed – Porto Alegre: Penso, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
OAKESHOTT, Michael. “On Being Conservative”, in Rationa-lism in Politcs and Oher Essays, Indianápolis, Liberty Fund, 1991.
Paola, Heitor de. O Eixo do Mal Latino-Americano e a Nova Ordem Mundial. 1.ed. E Realizações, 2008.
SCRUTON, Roger. O que é conservadorismo. 1. ed. - São Paulo: É Realizações, 2015.