As metodologias ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo
Resumo
O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca dos aspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem-se como escopo a análise do processo de transformação do sistema de ensino do Exército Brasileiro, com a adoção do ensino por competências e o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mais especificamente na Cadeira de Psicologia. Dessa forma, busca-se verificar o impacto das MAA na motivação do cadete para o estudo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa exploratória-descritiva. Por fim, apresentam-se reflexões, sobre a motivação para o estudo no curso de formação de oficias combatentes do Exército Brasileiro, que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos aspectos pedagógicos.
Downloads
Referências
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cartilha do ensino por competência. 2016. Documentação interna.
BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p. 72-91, 2002.
BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In:Métodos de pesquisa em psicologia. Artmed, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008.
EXÉRCITO BRASILEIRO. O processo de transformação do Exército. Estado Maior do Exército (EME), 3 ed, Brasília: 2010.
KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. 1996.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PENNA, Eloisa MD. Epistemologia e método na obra de CG Jung. EDUC-Editora da PUC-SP, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
ROBBINS, Stephen; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2010.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.
WATSON, Rod; GASTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Editora Vozes Limitada, 2015.
WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007