As metodologias ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo

Palavras-chave: Motivação, Ensino por competência, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Academia Militar, Exército Brasileiro

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca dos aspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem-se como escopo a análise do processo de transformação do sistema de ensino do Exército Brasileiro, com a adoção do ensino por competências e o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mais especificamente na Cadeira de Psicologia. Dessa forma, busca-se verificar o impacto das MAA na motivação do cadete para o estudo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa exploratória-descritiva. Por fim, apresentam-se reflexões, sobre a motivação para o estudo no curso de formação de oficias combatentes do Exército Brasileiro, que possam colaborar para o aperfeiçoamento dos aspectos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. Flávio Ferreira da Silva, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1997), integrou o Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho Humano (NESTH/UFMG), com foco em saúde mental e trabalho. Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - 2023 e 2016, respectivamente), realizou pesquisas relacionadas à Psicologia e Educação Moral nas Organizações e Desenvolvimento de Instrumentos e Técnicas Psicométricas para Avaliação da Liderança. Como oficial superior do Exército Brasileiro formado pela Escola de Administração do Exército (EsAEx - 2000), possui Especialização Militar pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO - 2010). Exerce as funções de Docente e Psicólogo na Academia Militar das Agulhas Negras, desde 2001, atuando nas áreas de Psicopedagogia e Magistério Superior das disciplinas de Psicologia, Liderança, Didática e Metodologia da Pesquisa Científica. Temas de pesquisa: processos psicossociais relativos à educação corporativa, liderança e socialização organizacional em contextos militares. Participa dos seguintes grupos de Pesquisa: a) Liderança em Contextos Militares e de Segurança Pública; b) Psicologia aplicada a processos Educativos e Sociais.

Sr. Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Doutor em Psicologia (2021) e Mestre em Psicologia (2019), ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado em Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo - 2014) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e graduado em Bacharelado em Ciências Militares (2002) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possuo, também, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional (2016), especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana (2020), especialização lato sensu em Psicologia Positiva e Coaching (2021), especialização lato sensu em Filosofia - Ontologia e Epistemologia (2022), especialização lato senso em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional (2011), e especialização em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias (2015). Atualmente sou militar do Exército Brasileiro (QFE Educação - docência) atuando como Professor Titular de Psicologia do Departamento de Psicologia e Adjunto da Subseção de Pesquisa e Avaliação Atitudinal da Seção Psicopedagógica, ambos da Divisão de Ensino na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), líder do Grupo de Pesquisa na AMAN/CNPQ - Psicologia e Psicopedagogia e suas aplicações na Educação Militar, com fomento do Pró-Pesquisa CADESM/DECEx, e parecerista da Revista Agulhas Negras e do GLOBAL JOURNAL OF HUMAN-SOCIAL SCIENCE. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS) e do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes (LaPsiAfro-UFRRJ). Integrante do GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, da comunidade de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.

Sr. Túlio Alcântara Valente, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Graduado e Licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (1999). Mestre em Psicologia Social das Organizações e do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2007). Atuou como professor de Psicologia Organizacional no curso de Administração Pública da FUNDAÇÃO CECIERJ-CONSÓRCIO CEDERJ (pólo Volta Redonda). Tem experiência em ensino de Psicologia (especificamente as disciplinas Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia Social; Psicologia Organizacional; Liderança; História da Psicologia; Teorias e Sistemas em Psicologia; Psicologia da Aprendizagem; Motivação e Psicologia de Grupos). Tem experiência no ensino de Filosofia (Introdução à Filosofia; Metodologia Científica; Métodos Lógicos e Dialéticos e Epistemologia). Tem experiência no ensino de Sociologia (Introdução à Sociologia). E tem experiência no ensino de Antropologia (Introdução à Antropologia; Antropologia Cultural e Antropologia do Consumo). Ministrou a disciplina Comportamento Organizacional no Curso de MBA da UNISAL, em Lorena-SP (2013-2014). Atuou como psicólogo do 16° Contingente Brasileiro (16° CONTBRAS) na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) durante o ano de 2012. Professor de Psicologia e Liderança no Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) do Exército Brasileiro, desde 2000. Professor de Psicologia Aplicada à Propaganda e ao Marketing, no curso de Comunicação Social, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) (2013-2017), em Resende-RJ, no qual também já atuou como professor de Antropologia do Consumo (2011). Professor de Filosofia e Ética, nos cursos de Ciências Econômicas (2013-2015), Administração (2013-2018) e Ciências Contábeis (2013-2018), na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa, no Curso de Ciências Contábeis (2013-2017), na Associação Educacional Dom Bosco. Professor de Ciências Humanas e Sociais, no curso de Ciências Econômicas (2013-2016), na Associação Educacional Dom Bosco. Professor de Psicologia da Aprendizagem, no Curso de Pedagogia (2019-2020), na Associação Educacional Dom Bosco. Professor de Psicologia do Desenvolvimento, no curso de Pedagogia (2020), na Associação Educacional Dom Bosco. Professor de Psicologia do Desenvolvimento, no curso de Biologia (2020), na Associação Educacional Dom Bosco.

Referências

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cartilha do ensino por competência. 2016. Documentação interna.

BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p. 72-91, 2002.

BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In:Métodos de pesquisa em psicologia. Artmed, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008.

EXÉRCITO BRASILEIRO. O processo de transformação do Exército. Estado Maior do Exército (EME), 3 ed, Brasília: 2010.

KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PENNA, Eloisa MD. Epistemologia e método na obra de CG Jung. EDUC-Editora da PUC-SP, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

ROBBINS, Stephen; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2010.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

WATSON, Rod; GASTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Editora Vozes Limitada, 2015.

WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Silva, F. F. da, Ribeiro, R. de Q. B., & Valente, T. A. (2017). As metodologias ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo. Revista Agulhas Negras, 1(1), 53-71. https://doi.org/10.70545/ran.v1i1.895
Seção
Artigos Científicos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##