Skip to main content Skip to main navigation menu Skip to site footer

Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores devem garantir a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. As submissões que não atenderem às normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo considerada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou LibreOffice.
  • URLs para as referências foram fornecidas, quando possível.
  •  O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usar fonte Times New Roman 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, disponíveis na página Sobre a Revista.

 

ARTIGOS

A submissão de um artigo à revista implica que ele é original e não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

As colaborações para a Revista Bellum devem seguir as seguintes especificações:

  1. A revista recebe artigos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol e francês.
  2. Os artigos terão a extensão de 20 páginas no máximo e de 10 no mínimo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5 e com margens de 2,5 cm. As notas devem ser colocadas no final do texto, bem como as referências bibliográficas.
  3. O título do artigo deverá vir em um dos idiomas aceitos para publicação e em outro idioma (os escritos em língua estrangeira devem trazer título em português).
  4. Os artigos deverão estar acompanhados de resumo em português e em outro idioma de no máximo 10 linhas, e de 3 a 5 palavras-chaves em português e em outro idioma (os escritos em língua estrangeira devem trazer resumo e palavras-chaves em português).
  5. As notas de fim de texto devem ser apenas explicativas, reduzidas apenas às informações ESSENCIAIS para a compreensão do texto.
  6. Se houver imagens, estas deverão estar em 300 DPI no formato JPG ou TIF. Colocar legenda, numerar consecutivamente em algarismos arábicos e iniciados pelo termo FIGURA ou TABELA ou IMAGEM; e indicar a fonte.
  7. Se houver tabelas - devem ser numeradas consecutivamente com algarismo arábicos e encabeçadas pelo título.
  8. As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas (sem itálico). As citações diretas longas (mais de 3 linhas) devem estar recuadas 4,0 cm, fonte 10, espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas utilizar o sistema autor-data-página. Exemplo: (SANTOS, 2008, p.15).
  9. Nas Referências Bibliográficas devem constar APENAS as obras citados no artigo, segundo os exemplos abaixo:

- Livro: SOBRENOME, Nomes. Título do livro em itálico: subtítulo. Cidade: Editora, ano.
- Capítulo de livro: SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Cidade: Editora, ano, pp. X-Y.
- Artigo: SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, fascículo, pp. X-Y, ano.

- Dissertações e Teses: SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho em itálico: subtítulo. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...), IES, Cidade, ano.

 

RESENHAS

As Resenhas, que podem ter entre 02 e 07 laudas, devem abordar publicações nacionais e estrangeiras, editadas nos últimos 24 meses. As Resenhas seguem as normas dos Artigos.

 

COMUNICAÇÕES

As Comunicações, que podem ter entre 08 e 12 laudas, devem tratar de conferências e palestras proferidas em eventos promovidos pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) ou por instituições parceiras realizadas nos últimos 24 meses. As Comunicações seguem as normas dos Artigos.

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de responsabilidade dos autores a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para o segundo idioma do resumo, do título e das palavras-chaves. Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à Revista Bellum.

E-mail para contato: revista.bellum@dphcex.eb.mil.br

 

Documentos Obrigatórios após aprovação:

 

1- Cadastro on-line do autor no sistema de submissão: Informações cadastrais e número de ORCiD.

ORCiD: O ORCiD (Open ResearcherandContributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Para cadastrar o seu ORCiD ID, acesse: https://orcid.org/register.

2- Conflito de interesses: Formulário preenchido e assinado pelo primeiro autor informando quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que possa derivar algum conflito de interesse. Essa informação será inserida ao final do artigo.

3- Formulário de contribuição do autor: Formulário preenchido e assinado pelo primeiro autor explicitando as contribuições de todos os participantes. Essa informação será inserida ao final do artigo.

4- Direitos Autorais: Formulário preenchido e assinado por todos os coautores autorizando a transferência de direitos autorais.

 

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.