O uso inadequado das mochilas por escolares
Palavras-chave:
Sobrecarga, Mochila, Material escolarResumo
O trabalho tem por objetivo verificar se o peso das mochilas carregadas pelos escolares (alunos) do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, com idade entre 12 e 14 anos, do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), estão adequadas conforme recomendações previstas em literatura e também apresentar sugestões para organização e manutenção de instalações do Colégio que venham ajudar no acondicionamento do material escolar dos estudantes. Na pesquisa, foram pesadas as mochilas de alunos do 6º e 7° ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Santa Maria, voluntários a participar da pesquisa. Constatou-se que 20,9% dos alunos carregam mais que o tolerado para seu peso, segundo o Projeto de Lei nº 6.338, e 64,3% acima do peso segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). As formas alternativas de transporte de material e sugestões de melhorias são: mudanças estruturais nas instalações do colégio que possam facilitar o acondicionamento de material (armários), concentração de disciplinas, melhorias nos acessos para uso de mochilas de rodinha, para os discentes carregarem somente o material necessário para o dia e um controle/auxílio mais efetivo dos responsáveis.
Downloads
Referências
BATISTA, Ingrid Thaiane Soares; MELO-Marins, Denise de; CARVALHO, Rodrigo Gustavo da Silva; GOMES, Lara Elena. Peso e modo de transporte do material escolar no ensino fundamental I: efeito dos anos escolares e do sexo. Revista Pesquisa Original, v(3), n(2), 2016.
FERNANDES, Susi Mary de Souza; CASAROTTO, Raquel Aparecida; JOÃO, Silvia Maria Amado. Efeitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 12, n. 6, p. 447-453, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. São Paulo: Atlas, p. 41-56, 2002.
JÚNIOR, Sandes. Projeto de Lei N.º 6.338-B, DE 2005. Dispõe sobre o peso da mochila e similares a ser transportado pelo estudante. Disponível em
<https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=9206CAB4F24A2977C305B0B0D1F1EF35.node2?codteor=425556&filename=Avulso+-PL+6338/2005>, acesso em 9 de setembro de 2018.
PACENKO, Letícia P.; MORALES, Pedro Jorge Cortes; SOUZA , William Cordeiro de; MASCARENHAS, Luis Paulo Gomes, BRASILINO, Mônica Faitarone; BRASILINO, Fabricio Faitarone. A influência do peso da mochila na cifose torácica em escolares. Movimento & saúde. REVISTA INSPIRAR. Edição 38 - Volume 9, Número 2, 2016.
PAULA, Adma Jussara Fonseca de. A influência da carga imposta pela mochila escolar em alunos do ensino fundamental e médio: uma contribuição para estudos ergonômicos. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 90 f. São Paulo, 2011.
QUIXADÁ, Ana Paula; RAMALHO, Priscilla; BAPTISTA, Abrahão Fontes; MENDES, Selena Márcia Dubois; ARAGÃO, José Henrique; SÁ, Kátia Nunes. Alterações posturais associadas ao uso de mochilas em escolares. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 1, n. 1, 2015.
TECHIO, Daniel; MARTINS, Erecy Roberto Segala. O peso da mochila nos sintomas de dores nas costas e ombros em Escolares. Revista Gestão Universitária, 2017. Disponível em <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-peso-da-mochila-nos-sintomas-de-dores-nas-costas-e-ombros-em-escolares>. Acesso em 23 de abril de 2019.