Ensaio por uma pedagogia existencial humana
Palavras-chave:
Pedagogia, Psicologia, ExistencialismoResumo
Este ensaio tem por objetivo propor uma reflexão crítica sobre a Pedagogia enquanto ciência que fundamenta a prática, não apenas do processo ensino-aprendizagem educativo formal, mas, sobretudo, a prática existencial humana, que se estabelece contínua e permanentemente, permeando e constituindo a dinâmica vivencial escolar. Pensar esta dinâmica, de forma a ampliar a consciência dos processos intrapsíquicos e interpessoais presentes e contribuir para uma significação e uma prática mais apropriadamente humana é convite natural consequente deste pensamento dirigido a todos, mas especialmente aos diretamente envolvidos no processo educativo: discentes, docentes e direção colegial-escolar, para além da aplicação metodológica ou da regulação institucional. O sentido do ser repensado a partir da filosofia existencialista de Heidegger, a fenomenologia das relações com o outro em busca de sua essência, como a pensa Husserl, em paralelo à instituição e auto-afirmação do eu, na dinâmica psicológica em Freud, fundamentam o tecido em que se procura questionar neste ensaio como influenciamos este sentido de ser, em nós e no outro, através de nossas relações humanas em busca de reconhecimento afetivo.
Downloads
Referências
FREUD, Sigmund. O ego e o id e outros trabalhos. In: S. Freud. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago, (Trabalho original publicado em 1924). 1996.
HEIDEGGER, Martin. Logos (Heráclito, Fragmento 50). Trad. Ernildo Stein. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, p. 117-29. (Os Pensadores). 1973.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (parte I). Petrópolis: Vozes. 1995.
HERÁCLITO. Fragmentos e Doxografia. Tradução de Wilson Regis e José Cavalcante de Souza. In: Os pré-socráticos. Col. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 3ª edição. 1985.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário de Psicanálise. Identificação. São Paulo. Martins Fontes. p. 227. 2001.
MASLOW, Abraham H. Introdução à Psicologia do Ser (Á. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Eldorado. (Original publicado em 1962). 1968.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes. 1987.