Ensaio por uma pedagogia existencial humana

Autores/as

  • Marco Antonio Diogo Ferreira

Palabras clave:

Pedagogia, Psicologia, Existencialismo

Resumen

Este ensaio tem por objetivo propor uma reflexão crítica sobre a Pedagogia enquanto ciência que fundamenta a prática, não apenas do processo ensino-aprendizagem educativo formal, mas, sobretudo, a prática existencial humana, que se estabelece contínua e permanentemente, permeando e constituindo a dinâmica vivencial escolar. Pensar esta dinâmica, de forma a ampliar a consciência dos processos intrapsíquicos e interpessoais presentes e contribuir para uma significação e uma prática mais apropriadamente humana é convite natural consequente deste pensamento dirigido a todos, mas especialmente aos diretamente envolvidos no processo educativo: discentes, docentes e direção colegial-escolar, para além da aplicação metodológica ou da regulação institucional. O sentido do ser repensado a partir da filosofia existencialista de Heidegger, a fenomenologia das relações com o outro em busca de sua essência, como a pensa Husserl, em paralelo à instituição e auto-afirmação do eu, na dinâmica psicológica em Freud, fundamentam o tecido em que se procura questionar neste ensaio como influenciamos este sentido de ser, em nós e no outro, através de nossas relações humanas em busca de reconhecimento afetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Colégio Militar de Santa Maria. Proposta Pedagógica. Santa Maria. 2015. Acesso em: <http://www.cmsm.eb.mil.br/index.php/proposta-pedagogica>. Acesso em 07 de maio de 2018.
FREUD, Sigmund. O ego e o id e outros trabalhos. In: S. Freud. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago, (Trabalho original publicado em 1924). 1996.
HEIDEGGER, Martin. Logos (Heráclito, Fragmento 50). Trad. Ernildo Stein. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, p. 117-29. (Os Pensadores). 1973.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (parte I). Petrópolis: Vozes. 1995.
HERÁCLITO. Fragmentos e Doxografia. Tradução de Wilson Regis e José Cavalcante de Souza. In: Os pré-socráticos. Col. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 3ª edição. 1985.
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário de Psicanálise. Identificação. São Paulo. Martins Fontes. p. 227. 2001.
MASLOW, Abraham H. Introdução à Psicologia do Ser (Á. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Eldorado. (Original publicado em 1962). 1968.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes. 1987.

Publicado

2018-07-16

Cómo citar

Diogo Ferreira, M. A. (2018). Ensaio por uma pedagogia existencial humana. La Revista Schola, 2(1), 125–131. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13814