A eficiência do ensino e da aprendizagem explicados pela neurociência
Keywords:
Neurociência, Aprendizagem, EducaçãoAbstract
Esse relato de experiência apresenta os resultados de uma pesquisa com o tema “Neurociências e aprendizagem”, apresentado na II Feira do Conhecimento do CMSM, 2019. A amostra contou com 150 alunos do 2º ano do EM que responderam a um questionário no Moodle. Esse buscou reconhecer as preferências pelas áreas do conhecimento, métodos de estudo e as metodologias mais eficazes. Os resultados apontam a preferência pelas disciplinas da área das ciências humanas, os alunos aprendem utilizando os sentidos da visão e audição e metodologias cinestésicas são as que resultam na consolidação da aprendizagem. O trabalho foi premiado na IV JAI JOVEM-UFSM, 2019, corroborando a ideia de que programas de iniciação científica na educação básica são essenciais para a formação integral dos alunos.
Downloads
References
DOIGE, Norman. O cérebro que se transforma: como a neurociência pode curar as pessoas. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FEIJÃO, Tadeu Farias. Curso sobre mapas mentais. Disponível em <https://doity.com.br/curso-mapa-mental>. Acesso 13 de julho de 2019.
GUILLOT, Aymeric; Collet Christian. Brain activity during visual versus kinesthetic imagery: an fMRI study”. Human brain mapping. n 20, p. 2157-2172, 2009.
OLIVETO, Tatiana. Como é o processo de aprendizagem no cérebro? Disponível em: <https://metodosupera.com.br/como-e-o-processo-de-aprendizagem-no-cerebro/>. Acesso em 13 de julho de 2019.
Portal Saúde. Neuropsicologia: como funciona a nossa memória? Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/neuropsicologia-como-funciona-a-nossa-memoria/52408>. Acesso em 12 de julho de 2019.
REIS, Alexandra Isabel Dias. Neuroplasticidade: Os efeitos de aprendizagens específicas no cérebro humano. In C. Nunes, & S. Jesus (Eds.). Temas actuais em Psicologia. p. 11 - 26, 2009.
RODRIGUES, Sônia das Dores; CIASCA, Sylvia Maria. Aspectos da relação cérebro-comportamento: histórico e considerações neuropsicológicas. Rev. psicopedag. v.27, n.82, p. 117-126, 2010.
SETH, Anil. Cérebro: 50 conceitos explicados de forma clara e rápida. São Paulo: Publifolha, 2018.
SILVA, Juliana Mendes N. Redes neurais artificias: rede hopfield e redes estocásticas. Niterói: Universidade Federal Fluminense. Monografia. Instituto de Computação, 2003.
TORTORA, Gerard J. GRABOWISKI, Sandra R. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002.
“VAK Learning Styles” Disponível em: <https://www.mindtools.com/pages/article/vak-learning-styles.htm>. Acesso em 12 de julho de 2019.