O processo de desenvolvimento de competências em Ciências Sociais no Ensino Básico na cidade de Lichinga, República de Moçambique
Keywords:
Competências, Ciências Sociais, Ensino BásicoAbstract
O trabalho aborda o “Processo de desenvolvimento de competências em Ciências Sociais no Ensino Básico (EB)”. Este estudo de caso foi realizado na Escola Primária Completa (EPC) de Namacula - Lichinga (2004- 2011). Conceptualmente entende-se por “Ciências Sociais” a integração de várias áreas de conhecimento de História, Geografia e Educação Cívica e Moral. Assim, competência no âmbito do Ensino-aprendizagem é o conjunto de capacidade e idoneidade que um professor ou aluno tem de mediar ou assimilar certo assunto, fazer determinada coisa; habilidade ou aptidão. Partiu-se de princípio que os documentos que orientam o Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), nomeadamente, Programas de Ensino, Planos curriculares, manuais dos alunos, livros de professores e outros de autoria de Instituto Nacional de Desenvolvimento de Educação (INDE)/Ministério de Educação (MINED, definem claramente as competências que os alunos do Ensino Básico devem ter na disciplina de Ciências Sociais. O trabalho baseou-se numa abordagem qualitativa, recorrendo o uso de diferentes instrumentos (fichas de observação de aulas, livro escolar, guião de entrevistas à direcção, aos professores e aos alunos). Os dados recolhidos possibilitaram a recolha de opiniões quanto à aprendizagem e ao interesse dos alunos do Ensino Básico na aprendizagem da disciplina de Ciências Sociais. Os resultados indicam que embora o programa de ensino esteja bem elaborado e possibilite a compreensão dos alunos, existe um desfasamento entre estes e as competências que constam nos documentos de ensino. Assim, foram realizadas as seguintes sugestões: que as transformações curriculares no campo da Educação sejam paralelas à formação do corpo docente; que o MINED aposte na constante capacitação e envolvimento do corpo docente na revisão curricular; que os directores adjuntos pedagógicos atribuam aos professores as disciplinas para cuja leccionação foram formados; que alguns conteúdos ministrados no ensino primário passem para o nível subsequente ou simplesmente para o Ensino Secundário Geral.
Downloads
References
CARVALHO, J. Eduardo. Metodologia do Trabalho Científico. 2. ed, Escolar Editora, Lisboa, 2009.
CERVO, Amado & BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. 4. ed, Makron Books, S. Paulo, 1996.
CHIZZOTTI, António. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 2. ed, Editora Vozes, Petropólis, 2008.
DUARTE, Stela (Coordenadora) et al. Progressão por ciclos de aprendizagem no Ensino Básico: desafios na mudança de paradigma de avaliação. Maputo, 2010 (Não publicado).
FERREIRA, Manuel Sanches & SANTOS, Milice Ribeiro. Aprender a aprender; ensinar a ensinar. 3. ed, Editora Moderna, Lisboa, 2000.
GALISSON, R. & COSTE, D. Dicionário de Didáctica das Línguas. Livraria Almeida, Coimbra, 1983.
GLEESON, Denis & WHITTY, Geoff. Ensino das Ciências Sociais: Inovações no Ensino secundário. Editora Livros Horizonte, Lisboa, 1976.
HICKMANN, Roseli Inês (Organizadora). Estudos Sociais: Outros saberes e outros saberes. 2. ed, Editora Mediação, Porto Alegre, 2008.
INDE/MINED - Moçambique. Plano Curricular do Ensino Básico (PCEB). Maputo, INDE/MINED, 2003a.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed, Editora Atlas S.A. S. Paulo, 2010.
MESQUITA, Elza. Competencias do professor: Representações sobre a formação e a profissão. Editor Manuel Robalo, Lisboa, 2011.
MIE (Malawi Institute of Education). Social studies pupil’s Book for Standard 6. Malawi, Domasi, 1995.
MAURICE, Tardif. Saberes docentes e formação profissional. Vozes Editora, Petrópolis, 2002.
NÉRICI, I. G. Didáctica Geral: uma introdução. 2. ed, Editora Atlas, S. Paulo, 1989.
PROENÇA, Maria Cândida. Ensina/Aprender História. Editora Livros Horizontes, Lisboa, 1989.
PILLETTI, Claudino. Didáctica Geral. 23. ed, Editora Ática, S. Paulo, 2004.
República de Moçambique (RM). Boletim da República I Série nº 19. Lei nº 6/92. Reajusta o quadro geral do Sistema Nacional de Educação (SNE) e adequa as disposições nela contidas. Maputo, 6 de Maio de 1992.
ROEGIERS, Jean Marie de Ketele Xavier. Metodologia de Recolha de dados: Fundamento de métodos de observações de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Editora Artes Gráfica, Lisboa, 1999.
SARANDY, Flávio Marcos Silva. Ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio no Brasil. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/62/O%20ensino%20de%20ciencias%20sociais%20no%20ensino%20medio%20no%20Brasil.doc?sequence=1&isAllowed=y>, acesso em 4 de Novembro de 2011.
SEVERINO, António Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed Cortez Editora, Brasil, 2009.
SERAFINI, Maria Teresa. Saber estudar e aprender. 3. ed, Editora Presença, Lisboa, 2001.
YUS, Athuni. Curriculum and assessment policy statement (caps) Geography Final draft2. Disponível em <http/www.espacoacademico.com.br/22>, acesso em 12 de novembro de 2011.
ZABALZA, Miguel. A planificação e desenvolvimento. 3. Ed, Edições ASA, Rio Pinto, 1997.