TDAH e intervenção psicopedagógica em crianças e adolescentes

Autores

  • Caren Teixeira

Palavras-chave:

Déficit de atenção, Hiperatividade, Tratamento, Intervenção, Atuação psicopedagógica

Resumo

O presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo explorar o tema Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), seus principais sintomas e as dificuldades apresentadas pelo portador, bem como formas de tratamentos através de uma visão psicopedagógica e suas possíveis intervenções. Também pretende demonstrar as consequências de uma terapêutica não adequada ou a omissão de tratamento, bem como as principais dificuldades apresentadas. Aborda os tipos de intervenção psicodiagnóstica presumíveis e sugere jogos e atividades que possam ser utilizados tanto no diagnóstico como no tratamento do TDAH. Percebe-se com o trabalho que o diagnóstico, o tratamento e as intervenções junto ao portador da TDAH devem ser feitos por uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, psicólogos e principalmente de um psicopedagogo, visto que cabe a esse último avaliar as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas, os aspectos cognitivos e emocionais envolvidos, bem como o desempenho escolar é afetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais DSM-IV. 4° Ed. Porto Alegre. Artmed Editora, 2002. Disponível em http://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf. Acesso em 04 de novembro de 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICT DE ATENÇÃO - ABDA. O que é o TDAH? Disponível em https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah. Acesso em 27 Nov 2017.
BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e Tratamento. Porto Alegre. Artmed. 2008.
BENCZIK, Bellini Peroni Benczik. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Atualização Diagnóstica e terapêutica. Um guia de orientação para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.
CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES, Sônia das Dores; AZONI, Cintia Alves Salgado. TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora: Revinter, 2010.
CONDEMARIN, Mabel; MILICIC, Neva; GOROSTEGUI, María Elena. Transtorno do Déficit de Atenção: Estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.
CYPEL, Saul. Déficit de Atenção e Hiperatividade e as Funções Executivas: Atualização para pais, professores e profissionais da saúde. 3° Ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2007.
FERNÁNDES, Alicia. Os idiomas do Aprendente. Análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed. 2001.
FERREIRA, Cláudia. TDAH na infância: transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: Orientações e técnicas facilitadoras. Belo Horizonte: Uni Duni Editora, 2008.
GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de atenção da criança. Campinas: Papirus Editora, 1994.
MATTOS, Paulo. No mundo da lua. Perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Lemos Editorial. 2004.
MIRANDA, Mônica Carolina. Cabeça nas Nuvens. Revista Mente & Cérebro. Ed. 182. Março 2008.
PHELAN, Thomas W. TDA/TDAH. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Sintomas, Diagnósticos e Tratamentos. Crianças e Adultos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2005.
ROHDE, Luís Augusto P.; BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O que é? Como ajudar? Porto Alegre. Editora Artes Médicas, 1999.
ROHDE, Luís Augusto P.; MATTOS, Paulo e col. Princípios e Práticas em TDAH. Artmed Editora, 2003.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH: Desatenção, hiperatividade e Impulsividade. 2° Ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.
STROH, Juliana Bielawski. TDAH - diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 83-105, dez. 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 27 Nov 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Teixeira, C. (2017). TDAH e intervenção psicopedagógica em crianças e adolescentes. Revista Científica Schola, 1(1), 52–59. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13832