Tecnologias móveis: o uso do tablet como ferramenta de sensibilização da língua espanhola na educação hospitalar

Autores

  • Karla Marques da Rocha
  • Claudia Fumaco Vitali

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Educação hospitalar, Espanhol, Tecnologias na educação

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do uso de dispositivos móveis Tablets no processo de sensibilização da língua espanhola, com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, analisando-o como recurso facilitador de novas práticas no processo de ensinar e aprender. Dentro dessa perspectiva, como instrumento de coleta de dados, foram desenvolvidas oficinas, no contexto hospitalar, com inserção e iniciação a segunda língua. Percebeu-se que esta ferramenta pode proporcionar contribuições significativas, não só no processo de aprendizagem, como também, para inovações das metodologias de ensino. Como contribuição, foi elaborada uma revista digital disponibilizada em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ellen Francine; BARBOSA, Alexandre Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Inclusão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação através de Projetos. In: Congresso Anual de Tecnologia da Informação - CATI, 2004, São Paulo-SP. Anais do Congresso Anual de Tecnologia da Informação, 2004. v. 1, p. 1-13.
BLOOM, Benjamin Samuel - Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. São Paulo: Pioneira, 1983. 14.
CNDCA. Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995, Direitos da Criança e Adolescente Hospitalizados, 1995.
CORTEZE, Eunice Dalcin; MUSSOI, Eunice Maria; OLIVEIRA, Andreia Machado; ROSA, Rosane (Org). TIC aplicadas à educação. 1ª Ed. Santa Maria: FACOS, UFSM, 2013.
HAYES, K.; KUCHINSKAS, S. Indo Móvel: Construindo o Real-Time Enterprise com o Mobile. Aplicações que funcionam. San Francisco: CMP Books. 2003.
LEFFA, Vilson José. A Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador. In: VILSON, J. Leffa. (Org.). Pesquisa em linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabal.htm> Acesso em 23 de setembro de 2016.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. São Paulo, 1997.
MORAN, José Manuel. Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2014/03/tablets.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2016.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Inovações Tecnológicas: O Livro e o Computador. In: VETROMILLE-CASTRO, HEEMANN, FIALHO. Aprendizagem de Línguas - a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas, Educat, 2012.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Inovações Tecnológicas: O Livro e o Computador. In: VETROMILLE-CASTRO, HEEMANN, FIALHO. Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência. CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas, Educat, 2012. Disponível em http://www.veramenezes.com/publicacoes.html. Acesso em 22 de setembro de 2016.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. O computador: um atrator estranho na educação linguística na América do Sul. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 1, n. 1, 2008. Acessível também em http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/index.php. Acesso em 24 de setembro de 2016.
PRIMO, Alex. Enfoques e Desfoques no Estudo da Interação Mediada por Computador. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Disponível em http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma.pdf. Acesso em 05 de outubro de 2016.
SOUZA, Salete. Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS”. Maringá, PR, 2007.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez: autores associados, São Paulo. 1988.
UNESCO. Diretrizes De Políticas Para A Aprendizagem Móvel. Open Access. Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Marques da Rocha, K., & Fumaco Vitali, C. (2017). Tecnologias móveis: o uso do tablet como ferramenta de sensibilização da língua espanhola na educação hospitalar. Revista Científica Schola, 1(1), 60–67. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13833