Ciências e Matemática na pracinha da escola: uma proposta para ensinar e aprender

Autores/as

  • Denise Ritter
  • Paola Aquino dos Santos
  • Gabriel de Oliveira Soares
  • Raquel Tusi Tamiosso
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Espaço escolar, Interdisciplinaridade

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta com sequências didáticas, integradas por conhecimentos de Ciências e Matemática, para os anos finais do Ensino Fundamental. A proposta foi apresentada em uma formação de professores, onde a pracinha de brinquedos foi escolhida como espaço escolar para inspiração das atividades. Duas sequências didáticas foram elaboradas, a primeira com o foco na árvore e, a segunda, com foco nos brinquedos. A proposta, aqui apresentada, evidencia dimensões que devem ser exploradas para qualificar o processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, a saber: aproveitamento e valorização do potencial pedagógico dos espaços escolares; contextualização das atividades; trabalho colaborativo para atingir a interdisciplinaridade; utilização de diferentes metodologias e recursos didáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AVILA, Lanúzia Almeida Brum; MATOS, Diego de Vargas; THIELE, Ana Lúcia Purper; RAMOS, Maurivan Güntzel. A interdisciplinaridade na escola: dificuldades e desafios no ensino de Ciências e Matemática. Revista Signos, v. 38, n. 1, p. 9-23, 2017.
BOY, Lídia Campos Gomes; DUARTE, Adriana Maria Cancella. A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 81-104, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 20 ago. 2020.
FRITZEN, Joice Luisa. De espaços escolares a ambientes de aprendizagem: a importância da diversificação dos espaços para promover aprendizagem. 2014. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) – Curso de Pedagogia, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2014.
GONÇALVES, Rita de Cásia. A Arquitetura Escolar como materialidade do direito desigual à educação. Ponto de Vista, v. 1, n. 1, p. 47-57, jul./dez. 1999.
RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana, n. 31, p. 103-118, jul./dez. 2004.
TAMIOSSO, Raquel Tusi.; SOARES, Gabriel de Oliveira; RITTER, Denise; SANTOS, Paola Aquino dos; CANTO-DOROW, Thais Scotti do. “Vamos aprender na pracinha?”: sequência didática interdisciplinar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Metodologia e Aprendizado, v. 2, p. 157-162, 2020.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2021-02-10

Cómo citar

Ritter, D., Aquino dos Santos, P., de Oliveira Soares, G., Tusi Tamiosso, R., & Scotti do Canto-Dorow, T. (2021). Ciências e Matemática na pracinha da escola: uma proposta para ensinar e aprender. La Revista Schola, 5(1), 417–425. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/Revista-Schola/article/view/13732

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a