Composto fertilizante elaborado por alunos do ensino fundamental como prática de princípios básicos da educação ambiental
Palavras-chave:
Meio ambiente, Sustentabilidade, Adubo orgânicoResumo
Diante da situação atual do planeta e embasados nos documentos norteadores para as redes de ensino (Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho) na área das ciências da natureza, buscou-se discutir questões relacionadas ao meio ambiente no contexto escolar. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, do município de Santa Maria, RS, com os alunos do 1º ano do ensino fundamental. O trabalho teve por objetivo identificar, no estabelecimento de ensino, problemas relacionados às questões ambientais e propor alternativas viáveis para a superação desses. Identificou-se como situação problema o descarte de resíduos orgânicos gerados na escola. Após realização de pesquisa com estudantes foi proposta uma alternativa viável para reutilizar esses materiais criando um adubo orgânico, sustentável, sem custos e que foi utilizado nas plantas da escola e da comunidade.
Downloads
Referências
BAYER JOVENS. Café como Adubo, 2014. Disponível em <https://www.bayerjovens.com.br>. Acesso em 22 de junho de 2019.
CRUZ, S. A. F. Avaliação do potencial da borra de café fresca na mineralização do Nitrogênio e do Fósforo em culturas hortícolas. 2015. 186f. Dissertação (mestrado em engenharia ambiental) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.
FAQUIN, V. Nutrição Mineral de Plantas. 2005. 186 f. Monografia (especialização em solos e meio ambiente) – Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2005. Disponível em <http://www.dcs.ufla.br.pdf>. Acesso em 09 de julho de 2019.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: ciências da natureza. Porto Alegre, RS, 2018. Disponível em <currículo.educacao.rs.gov.br>. Acesso em 22 de maio de 2019.
TAIZ, L; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 5ª ed. Porto alegre: Artmed, 2013.