A geração de energia elétrica fotovoltaica como complementação à utilização de geradores na manutenção de armamento em operações militares
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo propõe a autoprodução elétrica numa Oficina de Manutenção de Armamento, a fim de racionalizar os gastos com combustível e aquisição de geradores nas operações militares por meio da geração fotovoltaica. Verificou-se a viabilidade técnica e econômica da aquisição de um Módulo de Energia de Campanha que suprisse 100% do consumo elétrico da fração. Foram levantados os tempos de utilização dos equipamentos que o compõem, para quantificar o consumo e avaliar o potencial de geração elétrica que torne tecnicamente viável o projeto. Foi, ainda, quantificado o combustível e seu valor de compra, com objetivo de mensurar o gasto diário no custeio da eletricidade. Também foi quantificado o custo na aquisição de geradores, para calcular a economia gerada no empreendimento. Então, o módulo foi dimensionado e empresas especializadas geraram propostas para sua construção. De posse do valor do investimento e da economia gerada, foi comprovada a viabilidade econômica do projeto, contabilizando 150 dias de operação para o retorno do investimento, com base em um ciclo de vida do módulo de 13 anos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.