O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA
Abstract
As competências socioemocionais têm sido cada vez mais foco de estudos desenvolvidos nas mais diversas áreas, com destaque para Psicologia do Desenvolvimento e Educação, sendo consideradas tão imprescindíveis quanto os conteúdos e as práticas educativas. A integração curricular das competências socioemocionais no Colégio Militar de Curitiba, ressalta o compromisso com o desenvolvimento pleno de seus alunos e os benefícios que podem advir de sua implementação, preparando seus discentes para os desafios do século 21. Este artigo tem como objetivos apresentar o conceito do constructo competência socioemocional, associado ao conceito de Inteligência Emocional, bem como, analisar a importância de se trabalhar com essas competências dentro do Colégio Militar de Curitiba, alinhadas aos valores e tradições do Exército Brasileiro. Para alcançá-los, foi realizada uma revisão de literatura, usando os descritores “competências socioemocionais” e “ Inteligência Emocional”, na plataforma EBconhecer que é interligada com acervos científico de universidades federais, em artigos e pesquisas apresentadas nas plataformas de instituições voltadas para educação, como o Instituto Ayrton Senna e Somos Educação e em regulamentos e normas do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Além de uma interpretação bibliográfica sobre o tema, o presente trabalho irá expor a Matriz das Competências Socioemocionais do Sistema Colégio Militar do Brasil, que responde tanto ao que preconiza a legislação nacional, normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil. Constata com o presente trabalho que o constructo competência socioemocional, apesar de complexo, representa uma nova forma de encarar a educação do Século 21, sendo imprescindível seu desenvolvimento no ambiente escolar através do Projeto Pedagógico, no aspecto curricular, na busca por uma formação mais ampla.
Downloads
Copyright (c) 2022 Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.