FUNCIONAMENTO E APLICABILIDADE DO FOTODIODO NA ENGENHARIA BIOMÉDICA
Abstract
O Fotodiodo é um dispositivo eletrônico semicondutor que converte luz em corrente elétrica. A finalidade de um sensor sensor fotoelétrico é converter um sinal luminoso (luz ou sombra) num sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico. Na ausência de luz, o fotodiodo conduz a corrente elétrica num único sentido, apresentando uma resistência elétrica muito elevada no sentido oposto. Quando a luz incide na junção, a resistência no sentido oposto ao fluxo
normal cai abruptamente, o que permite um fluxo de corrente nos dois sentidos. Os fotodiodos respondem muito rapidamente às variações de luz, possibilitando as mais diversas aplicações na industria para esse tipo de componente eletrônico. Os fotodiodos semicondutores são empregados no desenvolvimento de equipamentos biomédicos de radioterapia, radiografia, oxímetros, ultrassom, ressonância magnética, câmeras termográficas, equipamentos a lasers entre outros. Conclui-se que que os fotodiodos operam segundo o princípio de que fótons incidindo sobre um ajunção semicondutora liberam portadores de carga que ossibilitam empregar esta energia para tratamentos e diagnósticos em saúde.
Downloads
Copyright (c) 2020 Revista Kur'yt'yba
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.