ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES PROTEGIDAS PELO MÉTODO SOLO CIMENTO NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR

  • Edilaine dos Santos Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Rafael Pires de Oliveira Colégio Militar de Curitiba

Resumen

O presente trabalho foi realizado no município de Palmas, Paraná, entre os meses de dezembro de 2018 e outubro de 2019, e teve como objetivo analisar os aspectos microbiológicos, físicos e químicos de algumas nascentes protegidas pelo método solo cimento. Para a pesquisa, foram selecionadas sete nascentes, algumas localizadas próximas a grande circulação de pessoas e outras em zonas rurais e que são utilizadas para consumo pelos moradores locais. Foram coletadas duas amostras de cada nascente e para os resultados conflitantes uma terceira coleta foi realizada. As amostras foram recolhidas em frascos esterilizados diretamente da nascente e encaminhadas ao laboratório de Microbiologia do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas. Para determinação de coliformes totais e E. coli, utilizou-se o meio de cultura Aquatest coli® e para determinação dos parâmetros pH e turbidez, utilizou-se o peagâmetro digital e o turbidímetro, respectivamente. De acordo com os resultados, seis das sete nascentes analisadas estão contaminadas por bactérias do grupo coliformes totais e E. coli. Em relação ao pH, todas possuem águas levemente ácidas. Quase todas as nascentes apresentaram valores de turbidez em acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914 de 12/12/2011. Conclui-se, portanto, que a água da maior parte das nascentes não atende aos padrões de potabilidade e que seu consumo é um fator de risco para a saúde de quem a utiliza. A proteção solo cimento não foi suficiente para impedir a contaminação dos mananciais, sendo necessárias medidas de tratamento adequado às águas antes do consumo.  

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Publicado
2023-06-02
Cómo citar
Santos , E. dos, & Pires de Oliveira, R. (2023). ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES PROTEGIDAS PELO MÉTODO SOLO CIMENTO NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 13(1), 59-75. https://doi.org/10.5281/zenodo.8015495