SISTEMAS DE ESPAÇOS URBANOS, DISTRIBUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA VEGETAÇÃO NO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA
Resumen
O urbano, desde meados do século XXI, é o locus do ser humano. No Brasil as taxas de urbanização se aproximam dos 90%, devendo ultrapassar tal valor no censo de 2022. Entretanto, principalmente em países em desenvolvimento, as questões relativas à qualidade ambiental urbana não possuem, na prática, o mesmo impacto de questões econômicas ou estruturais para a tomada de decisão, tanto do poder público, quanto frente ao lobby da iniciativa privada. Nesse sentido muitos planos diretores, leis de zoneamento, entre outras não contemplam o ambiente de modo sustentável. Nesse intento, o estudo das diferentes coberturas e usos da terra são determinantes para compreensão dos processos físicos da paisagem, bem como, para o planejamento desta. Logo, um dos primeiros passos para o entendimento da dinâmica de determinada área é a caracterização e classificação da cobertura e uso da terra. Assim, o objetivo do trabalho foi classificar o uso e cobertura da terra na área do Colégio Militar de Curitiba (CMC). Para tanto, foram delimitadas os Sistemas de Espaços Urbanos: Livres de Edificação, Edificados e de Integração Viária . Em relação ao uso, foi realizada a quantificação e categorização da vegetação arbustiva e arbórea. Foram utilizados os softwares QGis “Hannover’, Avenza maps® e levantamento de campo, para tanto. Como resultados, obteve-se cerca de 2,9ha de área edificada, 3,8ha de vias de circulação e 11ha de espaços livres. Em relação à vegetação foram encontrados 80 indivíduos arbustivos, 165 arbóreos de porte pequeno, 89 de porte médio e, ainda, 190 de grande porte. Conclui-se que o CMC possui extensa área com espaços livres e áreas verdes e, ainda, relação ótima entre estas, com as áreas edificadas e com as vias de integração.
Descargas
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.