A NATUREZA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumen
Neste artigo discorremos sobre a natureza da ciência e sua interface com a educação em ciências, por meio da abordagem histórico-filosófica, no intuito de apresentar aspectos relacionados ao processo de construção do conhecimento científico e suas potencialidades de utilização nas aulas de Ciências Físicas e Biológicas (CFB) e Biologia, contribuindo para reflexões e críticas dos professores destas disciplinas quanto às concepções sobre ciência que são veiculadas nos livros didáticos, ao confrontá-las com suas próprias concepções epistemológicas. Tais considerações são pautadas em revisão de literatura sobre esta temática, com destaque para as visões deformadas do trabalho científico propostas por Gil Pérez et al. (2001), as quais a educação em ciências pode reforçar por ação ou omissão.
Descargas
Derechos de autor 2023 Elda Cristina Carneiro da Silva
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.