REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR

  • Clovis da Silva Brito Colégio Militar de Curitiba

Resumen

O objetivo desse artigo é propor uma reflexão sobre como os professores compreendem a indisciplina escolar. Para entender tal questão, foi realizada uma pesquisa de cunho teórico junto a alguns trabalhos acadêmicos que discutiram o tema aqui investigado. Na literatura pesquisada, foi identificado que a indisciplina não é um assunto recente e sempre rondou o ambiente educacional. Ela sempre existiu, mas a opressão que o professor exercia sobre os alunos – na “educação de antigamente” –, era maior que a existente na atualidade. Amparado nas pesquisas apresentadas, o presente estudo conclui que os professores investigados compreendem a indisciplina como um problema de comportamento e, como tal, buscam, através de mecanismos de controle, dominar a situação e resolver o problema da indisciplina de maneira imediata. Ao entenderem esse fenômeno
apenas pela via comportamental, os professores demonstram não perceber sua complexidade e atuam no imediatismo, desejando soluções rápidas e visualizando que a indisciplina seja trazida somente pelos alunos.

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Publicado
2023-07-05
Cómo citar
Brito, C. da S. (2023). REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 1(1), 77-86. https://doi.org/10.5281/zenodo.8092848