GRUPOS DE PESQUISA: O ACOLHIMENTO AOS HABITANTES, VISITANTES E TRANSEUNTES DE UM AMBIENTE VIRTUAL

  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná
  • Ariana Chagas Gerson Knoll Prefeitura Municiapal de Mafra-SC
  • Michele Simonian Simonian Prefeitura Municipal de Curitiba-PR

Resumen

Este artigo é fruto da análise de uma experiência bimodal planejada em grupo de estudos inserido no contexto de um grupo de pesquisa chamado GEPETE - Grupo de Estudos Professor Escola e Tecnologias Educacionais- e seu grupo de ingresso chamado GEPETINHO. A temática de estudo centrou-se na tríade professor, escola e tecnologias educacionais. Sendo assim, os dados analisados são advindos da estruturação de um grupo de estudos que se desenvolve ao longo de um ano tornando-se um grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, e que se dedica a pesquisas relativas às necessidades, conflitos e desafios inerentes ao educar na Sociedade da Informação. Tem seu foco na formação continuada de professores, basicamente em três linhas de pesquisa: Educação a Distância, Formação de professores para o uso das TIC e Tecnologia Digital em Música. Buscamos discutir aspectos necessários na proposição de formação continuada do professor considerando o seu desejo em desenvolver-se profissionalmente por meio de formações bimodais e estrutura de grupo de pesquisa. Para a referida discussão e embasamento utilizamos autores como: Aretio (2001), Gadotti (2003), Scherer (2005), Brito (2006), Brito; Purificação (2006) e Behrens (2007). A análise permitiu evidenciar que independente das categorias (habitantes, transeuntes ou visitantes) em que professores orientadores e tutores se encaixem, tanto no GEPETE quanto no GEPETINHO houve a orientação e o amparo aos participantes. As ações e aprendizados foram se construindo de maneira cooperativa e colaborativa, nascidas do desejo e do compromisso profissional de cada um dos participantes em construir uma educação comprometida com seu tempo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2023-08-18
Cómo citar
Brito, G. da S., Knoll, A. C. G., & Simonian, M. S. (2023). GRUPOS DE PESQUISA: O ACOLHIMENTO AOS HABITANTES, VISITANTES E TRANSEUNTES DE UM AMBIENTE VIRTUAL. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 2(1), 138-156. https://doi.org/10.5281/zenodo.8231635