O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NA ABORDAGEM DE AGENTES TERATOGÊNICOS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumen
O presente artigo tem por finalidade relatar a atividade, em sala de aula do ensino médio, de conteúdos referente à disciplina Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Nessa prática, o objetivo foi aplicar uma metodologia ativa baseada no uso de uma situação-problema como exercício norteador para revisão de conceitos de embriologia humana. Para isso, utilizou a ação de agentes teratogênicos e suas consequências em uma gestação. O estudo foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Militar de Curitiba. A ação se desenvolveu pela dialética e pesquisa, na tentativa de criar argumentos acerca da problematização proposta. Apesar das dificuldades ocasionadas como consequência da pandemia de coronavírus, tais como número de aulas reduzido e grande abstenção na metade do processo, a metodologia foi capaz de atingir os objetivos ao permitir os alunos um maior conhecimento de substâncias e ações que devem ser evitadas durante uma gravidez.
Descargas
Derechos de autor 2020 Revista Kur'yt'yba
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.