PROPRIEDADE BACTERICIDA DO MEL DE JATAÍ CONTRA ACNE
Resumo
O mel de abelha jataí (Tetragonisca angustula) é saboroso e procurado por suas propriedades medicinais. Sua composição química está relacionada a ação antimicrobiana, incluindo bactérias e leveduras. Acne é a doença de pele humana mais comum que pode resultar em alterações psicossociais comprometendo a qualidade de vida do indivíduo, principalmente adolescentes. A bactéria Propionibacterium acnes é descrita como principal causadora de acne vulgar, associada a bactéria Staphylococcus epidermidis e a levedura Malassezia furfur. A atual medicina alternativa, baseada na medicina popular, indica o uso de mel como aliado no combate e prevenção de acne. Na busca por método natural e de fácil acesso contra bactérias que causam acne vulgar, testou-se a ação antimicrobiana do mel de abelha sem ferrão jataí. Para tanto, isolou-se colônias provenientes de acne facial e testou-se a ação bactericida do mel in vitro. A concentração inibitória mínima (CIM) de mel de abelha sem ferrão jataí contra microrganismos causadores de acne, apresentou proporção de 0,6:1, numa relação de 300 µl (6 gotas) de mel para 500 µl de cultura de bactérias. Porém, redução no número de bactérias foi observada na presença de 200 µl (4 gotas) de mel. Os efeitos antibacterianos do mel de abelha jataí foram anulados quando este permaneceu em temperatura ambiente. Sendo assim, o mel de abelha jataí apresenta potencial atividade antibacteriana como tratamento alternativo de acne vulgar, quando o produto é mantido em geladeira. A presença de fungos fermentadores no mel, associados as abelhas, resistentes à baixas temperaturas e as condições ácidas e osmofílicas do mel, podem ter papel significante na ação contra P. acnes.
Downloads
Copyright (c) 2022 Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.